Professora e acadêmica de Letras apresentam trabalhos em Simpósio, em Araguaina

11 de Novembro de 2013

Começou hoje, 11, e segue até o próximo dia 13, o I Simpósio de Linguística Literatura e Ensino do Tocantins (Silleto), em Araguaina. O evento conta com apresentação de trabalhos da professora do curso de Letras da UnirG, MSc. Maria Cícera Fernandes Celidônio e da acadêmica do 2º período do curso, Schaony Sindy de Sousa. Elas participam do Programa de Iniciação a Docência (Pibid) – Subprojeto Letras.

A professora Cícera Celidônio apresentará o trabalho O Falar de Monte do Carmo-TO: A Influência da Cultura nas Especificidades Linguísticas Fonético/Fonológicas e Lexicais.

a aluna Schaony Sindy de Sousa, apresentará a pesquisa Análise de História em quadrinhos por meio da gramática reflexiva em sequência didática - um estudo de caso de natureza exploratório-descritiva, a qual assinala que as práticas pedagógicas, por meio de atividades lúdicas, criam situações de ensino inovadoras e facilita o aprendizado do aluno. O relato se constitui em experiência sobre as atividades e oficinas trabalhadas em uma das escolas parceiras do Pibid, cumprindo uma das metas exigidas pelo programa.

Simpósio

O evento aborda as Perspectivas Críticas e Epistemológicas para o Ensino de Língua e Literatura na Contemporaneidade, e está sendo realizado no campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Nos três dias do simpósio serão ministradas palestras abordando as perspectivas críticas sobre o sistema de ensino e aprendizagem no Brasil. Os palestrantes são de diversas partes do país.