CPA realiza divulgação oficial dos dados da Autoavaliação Institucional

21 de Outubro de 2013

Na tarde de hoje, 21, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UnirG promoveu a divulgação oficial dos dados quantitativos referentes aos processo de Autoavaliação Institucional 2012.

2013-10-21 14.28.39Estiveram presentes o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, o reitor do Centro Universitário, Alexandre Dias, o vice-reitor, Victor Oliveira, o pró-reitor de graduação e extensão, Jean Carlo Ribeiro, representantes do Conselho Superior, Conselho Curador e dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE’s), coordenadores de cursos, estudantes, servidores e professores.

A coordenadora da Comissão Própria de Avaliação (CPA), a professora MSc. Edna Pinho expôs os dados destacando as potencialidades e fragilidades diagnosticadas.

“Dentre os fatores positivos, por exemplo, a comunidade acadêmica (estudantes, professores e servidores) considera que a UnirG contribui para o desenvolvimento regional. Já no aspecto negativo, a mesma comunidade considera que a comunicação e a sustentabilidade financeira da Instituição é frágil e precisa ser melhorada”, exemplificou a coordenadora.

O reitor Alexandre Dias parabenizou e agradeceu a equipe da CPA pelo trabalho realizado. “Essa é a primeira socialização de dados realizada pela IES. O material produzido é excelente e muito rico de informações. A nossa caminhada é longa e somos sabedores das fragilidades, porém, agora temos instrumentos para fazer a discussão com base em dados concretos”, disse o reitor.

Autoavaliação

O objetivo do processo foi de avaliar a UnirG nas 10 dimensões estabelecidas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). São elas: Missão, Políticas para Ensino, Pesquisa e Extensão, Responsabilidade Social da Instituição, Comunicação com a Sociedade, Políticas de Pessoal (Plano de Carreiras), Organização e Gestão da Instituição, Infraestrutura Física, Planejamento e Avaliação, Políticas de Atendimento aos Estudantes e Sustentabilidade Financeira.

Os dados foram coletados nos meses de maio, novembro e dezembro de 2012 e de janeiro a fevereiro deste ano. A metodologia foi por meioCPA de questionários disponibilizados na plataforma IOW para professores, servidores e alunos da IES.

Os resultados obtidos colaborarão para o planejamento financeiro e pedagógico  do Centro Universitário, assim como a atualização do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI.

O processo de Autoavaliação Institucional 2013 está previsto para começar em novembro deste ano. “A próxima autoavaliação terá novidades que permitirá traçar o perfil socioeconômico da comunidade acadêmica e o perfil dos egressos 2012/2. Serão feitas também, visitas e avaliações em cada setor e, elaborados questionários para os pais dos estudantes”, destacou Edna Pinho.

Os relatórios podem ser acessados no endereço http://www.unirg.edu.br/menu-relatorios-cpa.html

*Fotos (esquerda: professora Edna Pinho - exposição dos dados e direita: equipe da CPA)