UnirG participa da I Feira das Profissões do CEM, em Gurupi

18 de Outubro de 2013

A convite do Centro de Ensino Médio de Gurupi (CEM), o Centro Universitário UnirG participou ontem, 17, e hoje, 18, da I Feira das Profissões, com a realização de um ciclo de palestras. O evento integra o calendário do CEM, na programação da Semana de Ciência e Tecnologia, que ocorre entre os dias 15 a 19.

alessandra cemDe acordo com a orientadora educacional do CEM, Joana Maria Gomes, o projeto tem como objetivo mostrar as profissões disponíveis atualmente no mercado de trabalho, fazendo com que os alunos decidam que carreiras irão seguir. Além disso, a Feira serve como um momento na construção de pontes entre a Universidade – Escola – Sociedade.

“A ideia foi promover por meio das palestras informações adquiridas a partir da comunicação com os diversos cursos de graduação da UnirG. Sabemos do envolvimento dos acadêmicos e professores em excelentes projetos da Instituição realizados em órgãos da cidade que atendem à comunidade. Na maioria das vezes nossos alunos desconhecem”, disse a orientadora.

Neste sentido, o projeto colocou à disposição dos alunos, os profissionais das diversas áreas do conhecimento e atuação em seu cotidiano escolar, para apresentar e tirar dúvidas a respeito das carreiras que desejam seguir.

“Outras Instituições de Ensino de Gurupi foram convidadas, porém apenas UnirG e UFT participaram do projeto. Foram realizadas  também conferências sobre meio ambiente e montados odir rocha cem1stands dos cursos para que os alunos visualizassem o universo profissional de cada um”, acrescentou Joana Maria Gomes.

Ao longo do dia, nove palestras foram apresentadas por professores da UnirG, referentes aos cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Educação Física, Fisioterapia, Psicologia e Pedagogia. O escritor Odir Rocha, de Palmas, também foi um dos palestrantes que abordou sobre seu livro "Ipobajá", indicado para o vestibular da UnirG.

Uma das coordenadoras das palestras foi a professora de Letras,  Wellitânia Oliveira,  que vê a parceria como uma oportunidade de ambos mostrarem suas responsabilidades. “A escola é a que prepara o aluno para se conscientizar em suas escolhas e a Faculdade em auxiliá-lo a entrar no mercado de trabalho”, avaliou.

odir welitania cemPara o pró-reitor de graduação e extensão, Jean Carlo Ribeiro, o projeto é interessante por aproximar a escola ao universo do ensino superior, mostrando o cotidiano dos profissionais tirando dúvidas do aluno em relação a escolha e tipo de profissão.

“Nosso intuito não é apenas buscar o aluno para o universo acadêmico, mas temos como nosso compromisso também despertar nele o interesse por cada profissão, por meio da informação, dando continuidade ao seu estudo”, finalizou Ribeiro.