Alunos de Medicina apresentam trabalho no XXVII Congresso Brasileiro de Cefaléia, em Goiânia

16 de Outubro de 2013

Acadêmicos do Centro Universitário UnirG participaram do XXVII Congresso Brasileiro de Cefaléia realizado entre os dias 10 e 12 de outubro, em Goiânia (GO). O evento contou com a presença de alunos do 11º e 12º períodos de Medicina, com apresentação de pôsters.  Ao todo cerca de 400 pessoas de todo o Brasil se inscreveram no Congresso.

Lucas Cruz Medicina1Entre os participantes destacamos o aluno Lucas Cruz Costa Leal que apresentou dois trabalhos: "Relação entre uso de anticoncepcionais e cefaléia: revisão de literatura." e "Fatores associados à prevalência de migrânea e uso de anticoncepcionais hormonais orais em população feminina adulta de Crixás/TO". Lucas Cruz foi auxiliado pelas co-autoras Rafaela Miranda Proto Pereira e Cláudia Sampaio Silva, ambas também do sexto ano.

Durante o Congresso o estudante recebeu o prêmio Eliova Zukerman pelo trabalho Relação entre uso de anticoncepcionais e cefaléia, como a melhor apresentação em pôster.

"É importante participar desse tipo de evento para se atualizar periodicamente, além de poder entrar em contato com profissionais de referência em todo o Brasil. Para mim foi uma surpresa receber esta premiação, e com certeza servirá de incentivo para continuar lidando com pesquisas científicas, após a graduação", avaliou.

O Congresso também contou com a participação dos acadêmicos do 11º período, Núbia Cristina Carmo, Wallace Ferreira Neves e Deise Cristina Mesquita de Souza, que apresentaram o trabalho "Cefaléia como primeiro sinal de trombose venosa cerebral: relato de caso".

(Foto divulgação: estudante de Medicina da UnirG, Lucas Cruz, durante o Congresso em Goiânia)

Pôsters:

"Relação entre uso de anticoncepcionais e cefaléia: revisão de literatura".

Autor: Lucas Cruz Costa Leal - Acadêmico do 12º período de Medicina - UnirG

Local de realização: Goiânia-GO Ano: 2013

Professor Orientador: Dra. Margareth Giglio - Médica Ginecologista em Goiânia - GO

"Fatores associados à prevalência de migrânea e uso de anticoncepcionais hormonais orais em população feminina adulta de Crixás - TO"

Autores: Lucas Cruz Costa Leal, Rafaela Miranda Proto Pereira e Cláudia Sampaio Silva - Acadêmicos do 12º período de Medicina - UnirG

Orientação: Professor Dr. Vladimir Tamayo Maestre

Local de realização: Crixás-TO    Ano: 2012 Tempo: 02 dias para coleta de dados e 01 mês para confecção do artigo.

"Cefaléia como primeiro sinal de trombose venosa cerebral: relato de caso"

Autores: Núbia Cristina Carmo, Wallace Ferreira Neves e Deise Cristina Mesquita de Souza - Acadêmicos do 11º período de Medicina - UnirG

Local de Realização: HGG - Goiânia - GO