Alunas de Medicina participam de Congresso Científico, em Goiânia

11 de Outubro de 2013

Alunas do curso de Medicina do Centro Universitário UnirG estão participando do 7º Congresso Centro-Oeste de Pneumologia e Tisiologia, em Goiânia (GO). O evento começou ontem, 10, e segue até amanhã, 12.

gabriela medicina1As estudantes Gabriela Muniz, Jéssica França e Tainara Costa do 6º período do curso estão apresentando seis trabalhos sobre pneumologia, em formato de pôsteres.

Os trabalhos foram realizados no decorrer deste ano, juntamente com o professor José Laerte da Silva Rodrigues Júnior. “Nosso objetivo é de aprofundar nossos conhecimentos na pesquisa científica e entender a incidência e prevalência das doenças pneumologias no Brasil”, disse Gabriela Muniz.

Para a acadêmica Tainara Costa, a participação no Congresso “é uma experiência nova porque nos permite desenvolver o lado da pesquisa científica, além de conhecer o trabalho de outras pessoas”, afirmou.

Segundo o orientador, José Laerte da Silva Rodrigues Júnior, na Instituição há um amplo campo de trabalho prático que desenvolvem ações para o conhecimento científico. “Temos excelentes alunos que contribuem para o desenvolvimento da pesquisa. Enquanto professores, temos que incentivá-los sobre a importância de compreender na prática como o conhecimento médico é desenvolvido, quem sabe assim escolham a carreira da pesquisa quando concluírem o curso”, finalizou o professor.

Cerca de 300 pessoas participam do evento. Além das estudantes, mais 11 alunos da UnirG também estão no Congresso.

Trabalhos apresentados

-Sazonalidade climática nas internações por pneumonia em idosos na Cidade de Curitiba (PR), entre 2008-2011;

-Sazonalidade climática nas internações por pneumonia em crianças com até nove anos na cidade de Palmas/TO;

-Análise dos casos de tuberculose notificados em Gurupi/TO, no período de 2000-2012;

-Influencia da imunidade de massa da vacinação contra influenza na taxa de internações por pneumonia comunitária em idosos em duas capitais brasileiras de 2008-2011;

-Internações e mortalidade por pneumonia em crianças em até 9 anos, na cidade de Palmas/TO.

O Congresso

O objetivo do evento é reunir os mais conceituados profissionais da Pneumologia, para a troca de experiências, atualização nos mais diversos tópicos da especialidade, além de promover o desenvolvimento técnico e científico dos profissionais de nossa região, estendendo este aprendizado também para os profissionais da área de Clínica Médica.

Serão abordados os grandes temas da Pneumologia como: Asma, DPOC, Oncologia torácica, Doenças Infecciosas e Tuberculose, Distúrbios do Sono, Doenças Intersticiais pulmonares e Tabagismo. (Com informações do site: http://sptco.com.br/)

(Foto Divulgação: alunas com o professor de Medicina da UnirG)