Alunos da Casa de Cultura comemoram Dia da Criança com 2º Cine Pipoca

10 de Outubro de 2013

A Casa de Cultura irá na tarde de hoje, 10, reunir seus alunos para comemorar o Dia da Criança, 12 de outubro. A data será lembrada diante da poderosa arte de entreter as pessoas: o cinema. Em sua segunda edição o Cine Pipoca será às 17h30, no Cine Sesc em Gurupi.

Cerca de 80 crianças que fazem parte do projeto cultural terão a oportunidade de se divertir assistindo ao premiado A viagem de Chihiro. O filme é vencedor do Urso de Ouro do Festival de Cinema de Berlim e do Oscar como melhor longa-metragem de animação.

cine pipocaOs alunos do Ciranda das Artes são estudantes da rede pública de ensino, com idade entre 09 e 16 anos, que aprendem a tocar instrumentos clássicos como violino, viola erudita, violoncelo, contra baixo erudito.

“Sabemos que além da disciplina e muito estudo nas aulas que ministramos, o entretenimento é algo importantíssimo às nossas crianças. A ideia é complementar o estudo com diversão por meio da cultura. Assim, estaremos contribuindo com a formação deles”, afirmou a coordenadora da Casa de Cultura, Sheyla Carvalho.

A sétima arte encanta adultos e crianças há mais de um século. Os convidados são alunos do Ciranda das Artes e estudantes que aprendem aulas de outras modalidades na Casa de Cultura, como música, teatro, dança e artes plásticas.

E diante do sucesso do 1º Cine pipoca, ocorrido no ano passado, os organizadores resolveram repeti a dose. “A maioria nunca teve contato com cinema. Essa primeira experiência de estar diante da telona será um momento emocionante, pois vários deles nunca tiveram oportunidade de desfrutar de um momento como este”, lembrou a coordenadora.

Na oportunidade, os alunos de teatro Infantil farão uma participação especial para fechar o dia de muita emoção. Para a diversão ser completa, será distribuído pipoca, algodão doce, refrigerante, suco e pirulito.

O Sesc está localizado na rua D, Qd. 10, Lts. 01 a 05, nº 109, Setor Engenheiro Waldir Lins, próximo ao Centro Administrativo da UnirG.

A viagem de Chihiro

De autoria de Hayao Miyazaki, o maior animador do Japão, segundo a crítica, é um dos melhores desenhos animados de todos os tempos.

A história conta que Chihiro é uma menina de 10 anos e está em mudanças com a família, parachihiro poster1 uma nova casa nos subúrbios, quando o seu pai decide ir por um atalho, uma estrada escura e isolada. Depois de saírem do carro e entrar a pé numa pequena vereda, descobrem um restaurante ao ar livre, com muita comida, mas sem empregador ou clientes. Os pais não hesitam e sentam-se, mas Chihiro pressente o perigo e recusa.

À medida que a noite avança, a menina está aterrorizada por ver as caras medonhas de espíritos e formas que se animam. Chihiro corre à procura dos pais e descobre que eles transformaram-se em porcos. Ao meio a tanta aventura, e vendo seus pais sendo tratados como animais, Chihiro precisa descobrir como quebrar o feitiço, antes que eles acabem num prato como refeição dos clientes.

(Foto: Crianças na 1ª edição do Cine Pipoca, no Sesc.

Arquivo: Casa de Cultura)