UnirG tem conceito satisfatório em avaliação do Enade

09 de Outubro de 2013

Dos cinco cursos do Centro Universitário UnirG avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho Estudantil (Enade), edição de 2012, realizado por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), três se destacaram positivamente, um manteve sua nota na avaliação e apenas um caiu no Conceito.

De acordo com o reitor, Alexandre Dias, foram avaliados os cursos de Administração, Direito, Comunicação Social - habilitação em Jornalismo, Ciências Contábeis e Psicologia.

enadeSegundo informações do MEC a avaliação apresentou que o curso de Administração elevou a nota de 2 para 3; Ciências Contábeis saltou de 1 para 3; Jornalismo manteve nota 3 e Direito também permaneceu com 2 e apenas Psicologia reduziu a nota de 3 para 2.

“Na média fomos bem, pois melhoramos o conceito dos cursos de Administração e Contábeis que conseguiram elevar suas notas. Direito e Jornalismo sustentaram suas avaliações e apenas Psicologia caiu um ponto em seu conceito”, relatou o reitor.

Dias disse ainda que a expectativa da Instituição sempre seja a de melhorar ainda mais, desenvolvendo ações que visam aperfeiçoar o Conceito na avaliação. “Constantemente realizamos diversas ações para que a UnirG consiga aprimorar seu desempenho, apoiando a qualificação de professores, realizando reuniões com os centros acadêmicos e coordenações dos cursos para sensibilizar a participação dos alunos, readequando os projetos pedagógicos e aperfeiçoando a infraestrutura”.

A partir dessa avaliação o MEC irá emitir um relatório que mostrará o indicativo o qual iremos constatar exatamente o que pesou nas notas.  “Só então a Instituição poderá corrigir e sanar os problemas”, afirmou o reitor.

A UnirG não corre risco de ter seus cursos  suspensos pelo MEC, pois ela é avaliada pelo Conselho Estadual de Educação. “Temos perdido pontos em nossas avaliações no que se refere a infraestrutura, pois o MEC não é o responsável em nos avaliar in loco. Essa fiscalização é feita pelo Conselho Estadual e infelizmente essa nota não é integrada ao final dos resultados, e assim prejudicando a Instituição”, explicou.

A UnirG tem buscado apoio do Inep para viabilizar a inclusão dos Conceitos obtidos pelo Conselho Estadual de Educação do Tocantins (CEE) na consolidação final dos Conceitos alcançados pela UnirG nas avaliações do Enade e Censo da Educação Superior, que compõe o ciclo avaliativo do Sinaes.

Enade

Os estudantes fizeram a prova no dia 25 de novembro do ano passado para avaliar os cursos de ciências sociais.

O Exame avalia o rendimento dos alunos de graduação em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. O Enade é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar.