Reitoria da UnirG reúne com presidente do Inep, em Brasília

02 de Setembro de 2013

Dando continuidade a busca pela melhoria da nota do Centro Universitário UnirG junto ao processo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), uma equipe da reitoria esteve no último dia 27, reunida com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira  (Inep), Drº Luiz Cláudio Costa, em Brasília (DF).

inepO objetivo da reunião foi de sensibilizar o presidente do Inep para viabilizar a inclusão dos Conceitos obtidos pelo Conselho Estadual de Educação do Tocantins (CEE) na consolidação final dos Conceitos obtidos pela UnirG nas avaliações do Enade e Censo da Educação Superior, que compõe o ciclo avaliativo do Sinaes. Nesse sentido a equipe buscou orientações com o Drº Luiz Cláudio Costa, para possíveis saídas com intuito de solucionar a questão.

Os conceitos atribuídos aos cursos pelo Conselho Estadual não são repassados ao MEC, não completando o Ciclo do Sinaes e consequentemente não refletindo a real situação da UnirG.

“A partir das avaliações realizadas pelo Conselho em nossas estruturas, solicitamos que sejam incorporadas no ciclo avaliativo do Sinaes, como ocorre com as IES públicas que são fiscalizadas diretamente pelo MEC”, completou o Alexandre Dias.

Dias relatou ainda que o problema existe devida a natureza jurídica da UnirG ser vinculada ao Sistema Estadual no que diz respeito ao processo de regulação. “No entanto, os Conceitos obtidos nas esferas estaduais e federais não estão sendo aproveitados. Isso prejudica nossos cursos que acabam tendo notas inesperadas, além de desfavorecer o acesso a financiamentos”.

O presidente do Inep elogiou a iniciativa da reitoria e disse que há possibilidades que se firmar o pedido. “Como frutos destes, que a Instituição possa participar e obter financiamentos estudantis, viabilizando acesso à IES pela população carente. Há possibilidade da junção dos Conceitos e que por parte do Inep/MEC não há objeção, mas pelo contrário o Instituto tem interesse em obter os Conceitos das avaliações feitas pelos Estados de suas reais notas”, ressaltou.

No final, o presidente se comprometeu de quando necessário reunir com as autoridades do Tocantins para discutir o mecanismo de migração dos Conceitos de suas avaliações ao Inep/MEC.

Estiverem presentes no encontro o presidente do Inep/MEC, Drº Luiz Cláudio Costa, a Diretoria de Avaliação da Educação Superior (DAES), Cláudia Maffini, o Reitor da UnirG, Alexandre Dias, a professora da Instituição Lady Sakay, o pesquisador institucional Jackson Noleto e ainda a Deputada Federal, professora Dorinha.

“A UnirG não pode ser prejudicada na consolidação final dos Conceitos obtidos, em função de não existir um convênio do CEE/TO com o Inep”, afirmou a Deputada Federal.

Entenda

As IES brasileiras são avaliadas pelo Sinaes e regulamentadas pelo MEC. Sendo a UnirG uma Instituição pública municipal, ela está sob a supervisão direta do Conselho Estadual de Educação (CEE), mas também é avaliada por órgãos vinculados ao MEC.

Tal processo avaliativo é composto pela média de quatro notas, sendo uma interna, que é calculada a partir de relatório emitido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), e três externas, sendo elas: o Exame Nacional de Estudantes (Enade), o Conceito Preliminar de Curso (CPC) com as informações do Centro de Educação Superior (Cesu) e a nota das avaliações das comissões realizadas pelo CEE nas instalações da Instituição.

A UnirG foi informada pelo Conselho Estadual de que os membros da comissão avaliativa foram capacitados pelo MEC. Sendo assim, a Instituição entende que a partir de agora as avaliações in loco possam ser integradas  a somatória das notas do Enade.