Alunos de Medicina apresentaram trabalhos em Congresso de Cancerologia, na PB.

05 de Agosto de 2013

Neste fim de semana estudantes de Medicina do Centro Universitário UnirG apresentaram três trabalhos selecionados para o Congresso Acadêmico de Cancerologia (CONAC), I Encontro Brasileiro de Ligas Acadêmicas e I Simpósio Multidisciplinar de Assistência Oncológica. O evento promovido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ocorreu entre os dias 02 e 04 de agosto, em João Pessoa (PB).

Na ocasião, os alunos Amanda Cristina Campos, Diretora de Ensino da Liga Acadêmica de Medicina Legal (LAMeL), do 5º período,  e Lucas David de Campos da Liga Acadêmica de Ortopedia de Traumatologia (LAOT), do 6º período, que são autores das pesquisas, também participaram como representantes das ligas no Congresso.

Os trabalhos científicos são:

1º - TAXA ANUAL DE MORTALIDADE ESPECÍFICA POR NEOPLASIAS MALIGNAS, POR REGIÃO DA FEDERAÇÃO DE 1990 A 2010; Campos, A.C.

2º - SARCOMA SINOVIAL MONOFÁSICO DE NERVO RADIAL E LEUCEMIA MIELOIDE AGUDA PÓS TRATAMENTO: RELATO DE CASO COM ESTUDO

IMUNOHISTOQUIMICO E GENÉTICO; Campos, A.C.

3º - TAXA ANUAL DE INCIDÊNCIA DE NEOPLASIAS MALIGNAS DA MAMA: ANÁLISE POR REGIÃO DA FEDERAÇÃO, DE 1997 A 2011; Campos, L.D.

João Ivo F. Silva (Internato), Nayara Batista Ferreira (Internato), Natália Rodrigues Franco Araujo, 6º período, Miguel A. O. Lobo Filho, 6º período também participaram das pesquisas como co-autores dos trabalhos.

CONAC

O Congresso foi direcionado aos estudantes e profissionais da área de saúde de todas as regiões do Brasil. A programação foi voltada para que o profissional receba informações práticas pertinentes a sua área de atuação, trazendo a oncologia cotidiana de interesse para médicos generalistas.

Os participantes tiveram a oportunidade de reunir com pesquisadores de todo o País para discutirem sobre Neurologia, Urgências e Emergências Oncológicas, Dermatologia e Oncologia Pediátrica; mesas-redondas enfocando  Imaginologia, Cirurgia Abdominal, Mastologia. Ginecologia e Obstetrícia, Pneumologia e Urologia; e conferências destacando temas como Cirurgia Abdominal, Mastologia, Ginecologia e Obstetrícia e, finalmente, um Caso Clínico sobre Oncologia Pediátrica.