UnirG recebe proposta de acordo do Governo para quitação de dívidas do Proeducar

19 de Junho de 2013

Durante encontro no Parlamento Popular, na manhã de hoje, 19, em Gurupi, o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, recebeu do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Sedecti), Paulo Massuia, a proposta de acordo extrajudicial advinda do Governo do estado para negociar o pagamento da dívida referente ao Proeducar.

parlamentoNa oportunidade, o presidente da Assembleia Legislativa, Sandoval Cardoso, mediou a reunião, em que esteve presentes o prefeito Laurez Moreira, a diretora administrativa e financeira, Danielleparlamentogeral Mesquita, o procurador jurídico, Valdivino Passos Santos, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Cabo Carlos.

Segundo o Estado, a UnirG deve a quantia de R$ 2.475.497,38 oriundos de dívidas do internato de medicina, dívida esta, acumulada e não paga desde o ano 2007 até a presente data. Somente nos anos 2007 a 2011, a dívida acumulou o valor de R$ 2.328.072,62 em relação ao internato de 1050 alunos.

Caso seja aceita a proposta apresentada pelo Governo do Estado a mesma deverá ser homologada na ação judicial de cobrança que tramita na vara da Fazenda Pública de Gurupi, promovida pela UnirG, onde a instituição cobra a quantia de R$ 4.500.000,00 relacionado ao Proeducar. A proposta do Governo é abater desta quantia as dívidas da UnirG nos valores acima indicados e parcelar a quantia restante em 17parlamento1 vezes de R$ 83.276,01.

Segundo Barbalho, antes de aceitar o referido acordo, será feito um levantamento administrativo para apuração do correto valor e averiguação se o serviço foi realmente prestado, em especial porque envolve os anos de 2007 a 2011.

“Independente do procedimento a ser adotado, avalio como positivo o acordo, o qual conta com importante contribuição do executivo local, uma vez que, as tentativas de recebimento das quantias devidas vinham se prolongando no tempo, sem obter resultados positivos”, disse Sávio Barbalho.