Pesquisadores da UnirG apresentam veículos de divulgação científica

07 de Junho de 2013

Os pesquisadores do Centro Universitário UnirG se reuniram na noite de ontem, 09, para comemorar os trabalhos que a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) do Centro Universitário UnirG vêm desenvolvendo na área científica da Instituição. O lançamento da primeira edição da Revista Amazônia: Science & Health, o novo Portal Propesq, a Plataforma Chamilo e a publicação da 10ª edição da Revista Cereus foram apresentados à comunidade acadêmica. O evento ocorreu no auditório da Associação dos Professores Universitários de Gurupi (Apug).

Entre os presentes estavam o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, representando o prefeito de Gurupi estava o secretário de administração e planejamento municipal, Augusto Rezende, o vice-reitor Victor de Oliveira, o pró-reitor de graduação e extensão, Jean Carlo Ribeiro, a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, Rise Rank.

A abertura iniciou com a apresentação da Orquestra Jovem de Cordas, da Casa de Cultura. Alunos de escolas públicas que fazem parte do projeto Ciranda das Artes tocaram músicas instrumentais, ao som se violinos e violoncelos. Encantados, os professores elogiaram o trabalho das crianças.

O primeiro a se pronunciar foi o secretário de administração e planejamento municipal que comentou sobre a importância da pesquisa para o desenvolvimento de Gurupi. “Esse trabalho consolida e valida cada vez mais a pesquisa na nossa região, servindo como incentivo aos nossos alunos a fomentar o conhecimento científico. Produzir ciência, inovação e tecnologia também faz parte do governo do prefeito Laurez”, ressaltou Augusto Resende.

O presidente Sávio Barbalho também destacou a importância da pesquisa para a Instituição. “Sabemos da relevância do trabalho da Propesq que pode elaborar planos de qualificação e emitir opiniões que pesam para o desenvolvimento nas diversas áreas de atuação do nosso ensino. Espero que os trabalhos de pesquisas sejam cada vez mais fortalecidos para a busca de recursos e assim, resultar em investimentos para a Instituição”, falou.

De acordo com a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação, os projetos fazem parte do Plano de Desenvolvimento Institucional da UnirG.  “É de nossa responsabilidade capacitar e fortalecer a pesquisa no meio acadêmico. Ainda estamos engatinhando e podemos crescer muito mais porque somos ambiciosos. Para isso, precisamos dos colegas professores para que junto com a Fundação e Reitoria possamos implantar também a pós-graduação”, destacou Rise Rank.

Divulgação Científica

Durante o evento, cada um dos veículos de comunicação foi apresentado aos presentes.

A atual editora da Revista Amazônia: Science & Health geral é a professora MSc. Adriana Arruda, a editora de seção é a professora MSc. Elizângela Sofia Rodrigues. A 1ª edição contou com a edição geral da professora MSc. Janne Marques Silveira.

“O trabalho desenvolvido traz para a comunidade acadêmica e para a sociedade assuntos e artigos de relevância para a saúde e o bem-estar do ser humano, trazendo informações importantes de cunho preventivo, de educação em saúde e de técnicas de tratamento a fim de promover a divulgação do conhecimento científico focado nas necessidades da Amazônia Legal”, disse Adriana Arruda.

A Chamilo é uma plataforma tecnológica com 100% de código livre, e está aberta a todas  instituições, empresas e particulares.  Com um ambiente virtual de aprendizagem integrado a redes sociais na mesma plataforma, torna-se muito útil ao apoio e desenvolvimento de competências na Instituição de Ensino Superior (IES).

“Esta plataforma é bem recomendada aos docentes e assessores, em apoio a suas classes semi ou mesmo presenciais. Desta forma, alcançaremos um gerenciamento de conteúdo voltado para a melhoria do acesso à educação e conhecimento em âmbito global”, disse a pró-reitora de pesquisa.

Já a Revista Cereus integra o rol de publicações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict); possui o International Standard Serial Number (ISSN), número de identificação com oito dígitos, internacionalmente reconhecido para publicações periódicas e a qualificação Qualis, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

“A comemoração da 10ª edição da Revista Cereus e a conquista do Qualis pela Capes prova que, com competência e determinação nossa IES pode e deve continuar trabalhando para o desenvolvimento científico de qualidade”, falou Rise Rank.

A equipe editorial da Revista é formada pela editora geral, a professora MSc. Sonia de Jesus Pinheiro Silva, pelo programador e editor gráfico Elio Victorino da Silva Junior e o revisor de textos em Inglês, MSc. Omar Franklin Molina além dos conselheiros editoriais que são professores de instituições de ensino superior da UnirG, Universidade de Brasília, Universidade Federal do Tocantins, Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Mato Grosso, Universidade de Taubaté (SP), Universidade Federal Fluminense (RJ), entre outras.

Para acompanhar as divulgações científicas da Instituição acesse o site www.propesq.unirg.edu.br