Caminhada Ecologica

16 de Maio de 2013

Apresentação

Devido ao crescimento industrial que vem ocorrendo de forma exacerbada, a vida nos grandes centros está se tornando cada vez mais estressante, o hábito de vida das pessoas mudaram e o contato com a natureza vem se tornando cada vez mais escasso, sendo assim a rotina em lugares fechados, saturados de barulho, poluição, vem prejudicando de forma acentuada a qualidade de vida das pessoas.

Sendo assim as pessoas buscam a prática de atividade física como forma de melhorar sua qualidade de vida. Neste contexto a caminhada ecológica se encontra como uma das atividades atualmente mais procuradas, sendo tratada como uma fuga da rotina em busca do prazer, da satisfação e do interesse por conhecer paisagens deslumbrantes da natureza.

Com a exploração aos assuntos relacionados com a natureza, surge uma preocupação com a preservação ambiental desses locais tão frequentados e admirados por todos. Portanto é necessário conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação, do cuidado e da proteção do meio ambiente.

Diante disso a elaboração deste trabalho é de suma importância, pois o início da temporada de praia na região sul do Tocantins ocasiona uma maior exploração do meio ambiente, devido ao aumento de pessoas que realizam atividades junto a natureza.   Portanto o presente projeto será realizado no dia 29 de junho de 2013 por meio de uma caminhada com saída da cidade de Gurupi até a cidade de Peixe, percorrendo um trajeto de 70 km. O objetivo principal é estimular a formação de uma consciência ecológica por meio da prática de atividade física em sintonia com o meio ambiente, ressaltando a interação entre comunidade e acadêmicos.

Justificativa

A educação Ambiental tem como objetivo induzir o cidadão a pensar a relação existente entre preservação do meio ambiente e qualidade de vida. A falta de conscientização nas gerações passadas e o desejo de lucro rápido acarretaram em grandes desastres ecológicos que estão influenciando negativamente na vida das pessoas e consequentemente das próximas gerações (MIRANDA et al., 1997).

A visão capitalista de muitos países ocasionou um crescimento desordenado das cidades. Muitas indústrias foram instaladas nos centros urbanos para produzir mercadorias que atendesse ao mercado mundial e consequentemente gerassem lucros para o desenvolvimento da região.

Esse processo de formação das cidades foi muito mais pautado em ganhos do que em preocupações com o meio ambiente, ocasionando uma ação desenfreada do homem na utilização dos recursos naturais. Devido a isso a história do homem no planeta Terra é vista como uma ação predatória à natureza (PROGRAMA ESTAÇÃO, 2004).

Atualmente a Educação Ambiental tem se tornado uma preocupação de grandes organizações não governamentais, empresas especializadas em turismo e a supervalorização da mídia por ambientes naturais, fez crescer a preocupação por assuntos ecológicos.

Segundo a EMBRATUR “a caminhada ecológica é a atividade mais praticada, no ramo do ecoturismo, e o Brasil se destaca pelo fato de oferecer diversos roteiros ligados a natureza, e voltados à conscientização e preservação do meio ambiente”.

Além disso, a caminhada ecológica é uma atividade de fácil acesso onde qualquer pessoa pode praticar independente de sua idade ou sexo, podendo assim usufruir de todos os benefícios que qualquer caminhada traz ao organismo humano, não só fisicamente, mas também em um contexto social e afetivo.

Pensando desta forma, a coordenação do Programa de Atividades Físicas e Esportivas (PROAFE) do curso de Educação Física do Centro Universitário UnirG, tem como proposta desenvolver uma caminhada ecológica entre as cidades de Gurupi e Peixe, mostrando a importância da preservação de nossos rios e matas, para que os animais possam viver harmoniosamente em seu habitat.

Público alvo

Selecionar 20 pessoas da cidade de Gurupi.

Selecionar 10 pessoas da Vila Quixaba.

Selecionar 5 pessoas do Assentamento São José

Selecionar 20 pessoas da cidade de Peixe.