Equipe da UnirG visita internatos de Medicina

15 de Maio de 2013

Nas últimas semanas, o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho e o pró-reitor de graduação e extensão, Jean Carlo Ribeiro, visitaram os internatos de Medicina em Goiás e São Paulo, para regularizar a situação dos acadêmicos do curso e promover a aproximação entre as instituições.

foto HSMInternato – Hospital Santa Marcelina – São Paulo

Durante a visita à direção do Hospital Santa Marcelina (HSM) houve a negociação de pagamentos das parcelas do internato e discussão sobre as vagas disponibilizadas. “Nossa gestão já quitou os débitos de agosto a dezembro de 2012, no valor de R$ 255.486,12 e, ainda o mês de janeiro de 2013. Quanto aos meses de fevereiro a abril, fizemos uma proposta a qual foi aceita, equivalente a R$ 64.400,00 mensais”, disse o presidente Sávio Barbalho.

Já em relação às vagas, o coordenador de ensino do Centro Interdisciplinar de Formação, Ensino e Pesquisa, do HSM, Dr. Fábio Roberto Oliveira da Silva, afirmou que para o primeiro semestre de 2014 haverá a disponibilidade de no mínimo 20 vagas para acadêmicos da UnirG, mas para o segundo semestre de 2013, apenas uma vaga e 10 reservas. “A UnirG poderá enviar uma lista reserva com pedido de mais 10 vagas, contudo, trata-se de uma ‘lista de espera’”, disse o coordenador.

“Ainda nesta segunda-feira, dia 13, a Reitoria enviou um ofício ao HSM requerendo a vaga disponibilizada, bem como as 10 vagas reservas com pedido de manifestação urgente para que possamos viabilizar a organização dos demais internatos”, disse o pró-reitor de graduação e extensão, Jean Carlo.

Internato – Santa Casa de Misericórdia – Limeira/SP

Na reunião com a direção da Santa Casa de Misericórdia de Limeira, estavam presentes o diretor e o coordenador dolimeira Hospital de Ensino, Dr. Renato Castro Almeida e o Dr. Vicente Pironti Neto, além do presidente provedor da Instituição, Dr. Antonio Eduardo Francisco.

A gestão atual da Fundação UnirG também pagou os débitos de setembro a dezembro de 2012, no valor de R$ 207.873,28. Ainda assim, os novos débitos restaram negociados em parcela mensal de R$ 91.261,00.

Em relação ao número de vagas disponibilizadas à UnirG, tal ponto não encontrou qualquer objeção, tendo o coordenador Dr. Vicente Pironti ressaltado o interesse em manter o convênio com nossa Instituição, continuando com as 15 vagas por semestre”, frisou Barbalho.

Internato de Goiânia –

A reunião foi com os representantes da superintendência de Educação em Saúde do Trabalho para o SUS, Meire Incarnação Ribeiro Soares, Dr. Lucas Paula da Silva e o superintendente de Gestão, Planejamento e Finanças da Secretaria de Estado da Saúde, Dr. Oldair Marinho da Fonseca. “O objetivo foi também para deliberar sobre os assuntos relacionados ao internato e negociação de débitos existentes nos anos de 2011/2012, importando na quantia de R$ 787 mil”, comentou Barbalho.

Sobre a dívida ficou acertada a negociação de quitação mensal no valor de R$ 54.600,00 até julho de 2014. Tratando das vagas disponibilizadas à UnirG, a superintendente de Educação, Meire Incarnação manifestou que, considerando a nova política do Estado de Goiás em reforçar as residências médicas e multiprofissionais para o ano de 2014, visando a ampliação de vagas existentes, conforme acordos feitos com o Governo Federal, tal fato certamente implicará na redução do percentual da carga horaria hoje disponibilizada aos estabelecimentos de ensino conveniados. “Ou seja, dificilmente será possível manter a atual politica de disponibilizar cerca de 75% da carga horária a ser praticada pelo acadêmico. As entidades conveniadas disporão apenas de 25% do total da carga horária para o internato”, disse ela.

Os representantes da UnirG apontaram a existência de um convênio válido até setembro de 2014 e, caso ocorram alterações, tudo deverá ser tratado previamente e com observância da Lei em respeito aos acordos havidos.

“A Reitora já empreende esforços no sentido de garantir a integralidade da carga horária antes praticada, sem prejuízo do número de vagas hoje disponibilizadas. Nós já encaminhamos o ofício reiterando o pedido das 20 vagas”, disse Jean Carlo Ribeiro.