UnirG faz atualização em Portal UniTransparência

15 de Maio de 2013

A Fundação UnirG atendeu a recomendação do Promotor de Justiça, Pedro Evandro de Vicente Rufato,  da 8ª Promotoria de Justiça de Gurupi/TO do Ministério Público Estadual (MPE), referente à alterações das informações que constam no Portal UniTransparência da Instituição. Desde o último dia 08, as mudanças estão disponíveis no site.

logo unitransparênciaDe acordo com a Recomendação 002/2013, o Promotor solicitou que houvesse no Portal a relação nominal de todos os servidores da UnirG; as despesas empenhadas e realizadas no ano de 2013, com balancetes financeiros referentes aos meses de janeiro a março e ainda os repasses e transferências de recursos financeiros, licitações, contratos e convênios celebrados em 2013.

O Portal UniTransparência existe há três anos. Entre os pedidos citados pelo Ministério Público, apenas a relação dos servidores da UnirG e a lista dos contratos e editais de licitação foram acrescentadas ao Portal, as demais informações apenas foram atualizadas.

Segundo o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, a recomendação do MPE só veio fundamentar ainda mais a decisão da presidência, que já tinha prometido em campanha efetivar o Portal. “O atraso dessas modificações ocorreu em razão da necessidade de adequar o site à legislação vigente e a exigência do Tribunal”, declarou Barbalho.

O presidente disse ainda que “foram acrescentados os dados dos servidores e hoje qualquer pessoa da comunidade poderá saber sobre os salários pagos pela Fundação, acessando a página do Portal digitando o nome, CPF ou a matrícula deles”, explicou o presidente.

O prazo para atender a recomendação termina hoje, 15. Além da Fundação UnirG, o pedido do Ministério Público abrange também a Prefeitura Municipal e a Câmara Municipal de Gurupi.

Portal UniTransparência

O Portal é um canal de comunicação entre a Fundação e a sociedade, que foi implantado pela Instituição desde 2010. Na época, o serviço surgiu a partir de uma reivindicação de docentes, alunos e servidores, para tornar a administração da Fundação UnirG mais transparente e democrática.

As pessoas que quiserem obter informações sobre receitas e despesas da Instituição terão os dados disponíveis online, além de poderem tirar dúvidas e sugerir soluções enviando um e-mail para a direção.

Saiba mais consultando o site: www.unitransparencia.unirg.edu.br.