Professora da UnirG irá coordenar pesquisa sobre Educação, no Tocantins

29 de Abril de 2013

A professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário UnirG, Edna Maria Pinho, foi selecionada para participar de um grupo de pesquisadores que irá desenvolver uma pesquisa no Tocantins sobre Escolas Criativas: reconhecer e difundir o potencial inovador e criativo da escola do século XXI (UFT/UFG/CNPq/FAPT). As três principais cidades do Estado servirão de estudo, sendo Gurupi coordenada pela professora.

edna pinhoO trabalho será realizado em escolas de ensino fundamental dos anos finais: Palmas, Araguaína e em Gurupi, que tem Edna Pinho como pesquisadora responsável. A seleção das escolas será no mês de maio, sendo uma por cada município.

A pesquisa terá duração de dois anos, 2013/2014, quando deverá ser publicado no Brasil e na Espanha o resultado final. Já a divulgação de resultados parciais, a previsão é de que sejam realizados em eventos científicos nacionais e internacionais aos longos dos próximos quatro semestres.

“É importante a participação nesse trabalho para a Educação e para Gurupi, que será divulgado em países da América Latina e União Europeia, através dos resultados que serão obtidos na pesquisa”, destacou a professora.

Em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e com a Universidade de Barcelona, ao longo da investigação será publicado: um livro sobre Escolas Criativas e Inovadoras (publicação bilíngue - português / espanhol); um livro sobre Projetos Ecoformadores e Escolas Criativas (publicação bilíngue - português / espanhol) e ainda um CD Room para escolas no Estado do Tocantins sobre Escolas Criativas.

Pesquisadores

A pesquisa é coordenada pela Drª Maria José de Pinho (UFT), Ms. Marilza Vanessa Rosa Suanno (UFG) e Postdoctor Saturnino De La Torre da Universidade de Barcelona (UB) e coordenador geral da Red Internacional de Escuelas Creativas (Espanha, Brasil, Portugal, México, Chile, Argentina, Costa Rica, Bolívia e Colômbia)

Têm ainda como colaboradores três professoras doutoras /mestres (UFT/UFG), uma aluna de Pedagogia (UFT) e três mestrandos e dois doutorandos (UFT).

O estudo está vinculado a Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC, criada pelo Grupo de Investigação e Assessoramento Didático da Universidade de Barcelona – GEAD /UB.

Além de coordenar a pesquisa em Gurupi, Pinho também estará participando como colaboradora, do comitê organizador do V Fórum Internacional Inovação e Criatividade - INCREA.

O Fórum

O V Fórum Internacional Inovação e Criatividade – INCREA, cujo tema é “Inovação e instituições criativas”, ocorrerá em três cidades diferentes: Ciclo I - Palmas/TO, que será dia 11 de junho, o Ciclo II - Salvador/BA, em 13 de Junho e o Ciclo III - Valença (BA), realizado em 14 e 15 de Junho.

O objetivo do Fórum é promover a reflexão a cerca das inovações no ambiente escolar e a formação do professor, além de fortificar parcerias interinstitucionais.

A iniciativa reúne cinco Universidades, sendo quatro localizadas geograficamente em três diferentes regiões brasileiras: Centro-Oeste (Universidade Federal de Goiás – UFG e Universidade Estadual de Goiás – UEG), Nordeste (Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus I e Campus XV) e Norte (Universidade Federal do Tocantins – UFT) e uma localizada na Espanha: Universidade de Barcelona. (*)

(*Com informações do site: http://increa2013.blogspot.com.br/)