Começa Ciclo de Debates para criação da área da Educação na UnirG

26 de Abril de 2013

Na noite de ontem, 25, o Centro Universitário UnirG realizou a abertura de discussões coletivas para a criação da área da Educação. O Ciclo tem como público-alvo professores, acadêmicos, servidores dos cursos de licenciatura da Instituição. As atividades seguem até maio.

P1020138A solenidade de abertura contou com a presença do o reitor Alexandre Dias; o pró-reitor de graduação e extensão, Jean Carlo Ribeiro e os coordenadores dos cursos de Pedagogia, Audimar Dionisio; de Letras, Alexandre Peixoto; de Educação Física, Lucilene Gomes e a coordenadora de estágio de Psicologia, Paula Scotta. O evento também foi prestigiado pelos representantes do Conselho de Integração Instituição-Sociedade, João Batista Pinto, do Sindicato Dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet) e Janivaldo Nunes, do Poder Judiciário.

“Parabenizo todos os segmentos que estão envolvidos e que acreditaram na proposta. Esse é um momento em que a Academia está preparada para discutir as licenciaturas e, é importante que todos participem e contribuam com o debate”, disse o reitor.

Conforme a assessora pedagógica da UnirG, professora Drª Lady Sakay, esse primeiro encontro foi para esclarecer dúvidas e receber as sugestões da comunidade e dos segmentos envolvidos. “O compromisso da área é pensar, propor, inovar e contribuir para a qualidade do ensino”, afirmou a assessora.

Proposta

Para tratar do assunto, desde janeiro vêm sendo realizadas reuniões com os professores que compõem os Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) dos cursos da área da Educação (Pedagogia, Letras e Educação Física - Licenciatura). O curso de Psicologia também integrará o grupo numa perspectiva futura de criação da licenciatura.

A proposta inicial de construção da Área tem sido debatida na Instituição desde a transformação da Faculdade UnirG em Centro Universitário em 2008. “A ideia foi inserida nas metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da IES e começa a ser concretizada pelas licenciaturas que buscam inovar e potencializar seus cursos e âmbito de atuação, fortalecendo a educação da região sul do estado do Tocantins”, frisou a assessora.

“Após várias reuniões e muito debate já foi dado o primeiro passo para construir democraticamente essa área, de forma que seja transformadora da sociedade em que vivemos”, frisou o pró-reitor.

As sugestões para compor o documento final podem ser enviadas para o endereço eletrônico areadaeducacao@unirg.edu.br .

A próxima etapa será no dia 07 de maio, das 15h às 18h, no auditório da Associação dos Professores Universitários de Gurupi (Apug), com encontro para o alinhamento das informações e aprofundamentos dos temas com maior demanda de propostas. O encerramento do Ciclo será em 20 de maio, às 20h30, no auditório do Campus I.