UnirG inaugura Programa de Atividades Físicas

25 de Abril de 2013

1A busca pela qualidade de vida tem sido cada vez mais frequente pela população. O curso de Educação Física do Centro Universitário UnirG tem proporcionado para a comunidade de Gurupi, diversas opções de exercícios por meio do Programa de Atividades Físicas e Esportivas (Proafe), que será inaugurado oficialmente na próxima segunda-feira, 29, às 17h, no Centro de Vida Saudável.

Participarão do evento autoridades, empresários e a comunidade em geral. Na ocasião haverá apresentação do grupo de dança do Proafe e relatos de pessoas atendidas pelo programa.

“Desde que comecei a fazer aulas de dança na UnirG tenho me sentido melhor, mais animada e disposta. Essa atividade funciona como uma terapia para mim, que sofro de depressão, pois a dança trabalha o corpo e a alma”, disse a cabeleireira Vislene Barbacena.

A policial militar, Flávia Mielle, também faz aulas de dança e diz que agora, esse é um desejo concretizado. “Pratico atividades físicas há muito2 tempo, mas não encontrava aulas de dança nas academias. Agora estou me sentindo realizada, pois sempre gostei de dançar. Pretendo continuar no grupo por muito tempo”, disse Mielle.

Para a pequena Geovana Dionísio de Moraes, de 8 anos, o tempo em que ela não está na escola é dedicado ao esporte. “Venho de segunda a quinta, para praticar natação e dança. Gosto muito de nadar, no inicio das aulas, sentia dificuldade e os ajudantes precisavam me segurar na piscina, agora eu já consigo fazer sozinha”, disse Geovana que está no Proafe desde fevereiro.

“O esporte é benéfico desde que seja feito na dosagem correta e com orientações básicas. Os resultados são colhidos ao longo da vida, além de melhorar a saúde, promove a interação social”, afirmou o coordenador dos programas de extensão de Educação Física, Eduardo Fernandes de Miranda.

O Programa

O Proafe atende um público acima de 7 anos de idade, das 15h às 21h, no Centro de Vida Saudável.

3As atividades são oferecidas pelo Projeto Paideia: natação, futebol society, karatê, kick boxing e capoeira e, pelo Projeto de Vida Saudável: hidroginástica, circuito de treinamento, dança, ginástica aeróbica/localizada e jump.

A matrícula é gratuita, aberta para a comunidade em geral abrangendo o o público infantil, juvenil e adulto. São realizadas durante todo o semestre. Para as modalidades que estejam com o número de vagas preenchidos, o nome do interessado vai para a lista de espera.

Para efetuar a matricular é necessário cópia do RG ou certidão de nascimento e comprovante de endereço. No caso de menores de 18 anos, necessita está acompanhado do um responsável legal.

“O objetivo do Proafe é promover a democratização das práticas esportivas e das atividades físicas sistematizadas para a comunidade carente da cidade de Gurupi por meio de conhecimentos de natureza técnica, científica, política, social e cultural”, disse Eduardo Miranda.

O Centro está localizado no complexo do Centro Administrativo da UnirG, na avenida Pará, quadra 20, lote 01 nº 2432 - Bairro Engenheiro Waldir Lins II, Gurupi – TO. Mais informações pelo telefone 3612-7540.