Parâmetros de Avaliação

19 de Abril de 2013

Os parâmetros de avaliação utilizados pela CPA/UnirG estão fundamentados e orientados 10 nas dimensões estabelecidas pela Lei nº 10.861/04, art. 3º (SINAES). São elas:

- Dimensão 1 - A missão e o PDI: finalidades, objetivos e compromissos da IES, características básicas do Plano de Desenvolvimento Institucional e suas relações com o contexto social e econômico em que a IES está inserida, articulação entre o Plano de Desenvolvimento Institucional e o Projeto Pedagógico Institucional no que diz respeito às atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão acadêmica, gestão e avaliação institucional.

- Dimensão 2 - A política para o ENSINO: a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades

- Dimensão 3 - A responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, a defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.

- Dimensão 4 - Comunicação com a sociedade, considera estratégias, recursos e qualidade da comunicação interna e externa; imagem pública da instituição nos meios de comunicação social.

- Dimensão 5 - As políticas de pessoal, de carreira do corpo docente e corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho.

- Dimensão 6 - Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios;

- Dimensão 7 - Infra-estrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação.

- Dimensão 8 - Planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficácias da autoavaliação institucional.

- Dimensão 9 - Políticas de atendimento a estudantes e egressos, políticas de acesso, seleção e permanência de estudantes, participação dos estudantes em atividades de ensino, mecanismos/sistemáticas de estudos e análises dos dados sobre ingressantes, evasão/ abandono, tempos médios de conclusão, formaturas, relação professor/aluno e outros estudos tendo em vista a melhoria das atividades educativas, acompanhamento de egressos e de criação de oportunidades de formação continuada.

- Dimensão 10 - Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.