Encontro prepara municípios para conferências da educação

16 de Abril de 2013

Na noite de ontem, 15, foi realizado  em Gurupi, o encontro preparatório para as Conferências Municipais e Intermunicipais de Educação para representantes da região sul do Tocantins.

1A organização foi da Diretoria Regional de Ensino (DRE) e do Centro Universitário UnirG, que é membro do Fórum Estadual de Educação
encarregado pelos fóruns e as conferências municipais e estadual.

O evento contou com a participação de secretários de Educação e equipes de 18 municípios:3 Gurupi, Aliança do Tocantins, Crixás, Sucupira, Dueré, Formoso do Araguaia, Sandolândia, Araguaçu, Figueirópolis, Alvorada, Talismã, Cariri, Peixe, São Valério da Natividade, Palmeirópolis, Jaú do Tocantins, São Salvador e Paranã.

Participaram também o pró-reitor de graduação e extensão, representando a Reitoria da UnirG, Jean Carlo Ribeiro; os coordenadores dos cursos de Pedagogia, Audimar Dionízio de Santana; do curso de Letras, Alexandre Peixoto Dias; a coordenadora de estágio de Educação Física, Alem Chenia Silva Ferreira e o representante do IFTO, professor Gibson Monteiro da Rocha. Presidentes dos Centros Acadêmicos (CAs) de Pedagogia e Letras também marcaram presença.

Participaram ainda professores da UnirG que apresentaram cinco, dos sete eixos da Conferência Nacional de Educação (Conae), em 2014, que são: Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos; Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde, Meio Ambiente; Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem; Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social e Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos.

De acordo com a assessora pedagógica da UnirG, professora Drª Lady Sakay, no encontro foi explanado a respeito da estrutura, organização, documentos e orientações gerais para a organização das4 conferências. “A receptividade dos participantes foi altamente positiva e que a expectativa é que a região Sul do estado seja destaque na realização das conferencias municipais e intermunicipais. A participação e engajamento de todos os setores da educação e comunidade são fundamentais para o sucesso das conferências”, disse a assessora.

Conferências

As conferências nos municípios serão em maio e junho, em seis polos, com as seguintes datas e cidades abrangentes:

09 e 10/05 – Palmeirópolis (Jaú e São Salvador)

13 e 14/05 – Aliança do Tocantins (Crixás, Sucupira e Dueré)

16 e 17/05 – Formoso (Sandolândia, Araguaçú)

23 e 24/05 – Figueirópolis (Alvorada, Talismã e Cariri)

27 e 28/05 – Peixe (São Valério da Natividade)

20 e 21/06 - Gurupi

A Conferência Estadual de Educação está prevista para 17 a 19 de setembro, em Palmas. Já a Conae será de 17 a 21 de fevereiro de 2014, em Brasília.