CEAPe atenderá crianças da Escola Municipal Antonio Lino

16 de Abril de 2013

Na última sexta-feira, 12, o Centro de Apoio Pedagógico (CEAPe), da UnirG firmou uma parceria com a Escola Municipal de Tempo Integral Antonio Lino de Sousa. O Programa estará fixado na Escola, durante todo esse semestre, para atender os alunos da Escola, por meio das ações educativas desenvolvidas pelos acadêmicos de Pedagogia.

20130412 102539Entre os presentes estiveram o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, a controladora da Instituição, Rúbia Caetano, a diretora da Escola, Sirlene Vieira Correia, o coordenador de Pedagogia, Audimar Dionízio, e a coordenadora do CEAPe, Jocelina de Abreu Dias.

O objetivo do CEAPe é oferecer apoio pedagógico especializado aos alunos do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), por meio da Leitura/Escrita, Matemática e Expressão Artística.

Para a diretoria da Escola Antonio Lino, Sirlene Vieira Correia, a parceria com a UnirG é bem vinda. “Só temos a ganhar com essa parceria, pois cada projeto de aprendizado a mais irá contribuir para a socialização dos nossos alunos”, afirmou.

A ideia do projeto é acompanhar as famílias, na vida escolar de forma mais direta, com ações educativas realizadas nos núcleos de aprendizagem do CEAPe, que atende em horário oposto ao das aulas convencionais dos alunos.

"Sendo o objetivo principal de um projeto de extensão atender as reais necessidades da comunidade, vejo na parceria entre o CEAPe e a Escola Antonio Lino, uma oportunidade de exercitar nosso papel com qualidade, levando aos nossos alunos da rede municipal de ensino uma proposta de trabalho que se respalda em ações críticas oportunizando-os uma aprendizagem significativa, e assim superando suas dificuldades”, declarou Audimar Dionízio.

Para Sávio Barbalho a parceria beneficiará ainda mais a UnirG. “Toda iniciativa que promova a inserção dos alunos a prática terá o apoio da UnirG. Para nós é mais importante do que para vocês, que nos ajudam a crescer e desenvolver os estágios aos nossos acadêmicos”, agradeceu.

Escola Municipal de Tempo Integral Antonio Lino

A Escola foi inaugurada em 2005 e iniciou suas atividades recebendo 321 alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da extinta Escola Municipal Santa Luzia.

Em 2011 passou a atender 140 alunos de 1º ao 5º ano em regime de tempo integral, e 40 alunos de Educação Infantil em regime regular. E neste ano, sob a direção da professora Sirlene Vieira Correia, atualmente a Escola conta com 132 alunos.

CEAPe

O Centro de Apoio Pedagógico foi implantado em 2007. É um Programa de Extensão na área educacional do Centro Universitário UnirG, idealizado e desenvolvido pelo curso de Pedagogia. O programa é dividido em cinco núcleos de atendimentos, tais como:

Núcleo de Dificuldades de Aprendizagem

A função do núcleo é fazer a ponte e a socialização entre escola e CEAPe, e os demais núcleos, sendo responsável desde a seleção dos alunos a serem atendidos pelo projeto até a verificação dos resultados no CEAPe e na escola de origem de cada aluno beneficiário.

Responsável pelo Núcleo - Sandra de Cássia Amorim Abrão

Núcleo Família /Escola

A principal função é fazer o acompanhamento educacional dos alunos fora da escola e dar apoio e orientação as suas famílias.

Responsável pelo CEAPe e pelo Núcleo Família/Escola - Jocelina de Abreu Dias

Núcleo de Expressões Artísticas

Em linhas gerais responsável em trabalhar a coordenação motora, expressão corporal, sensibilidade, etc.

Responsável pelo Núcleo - Mira Célia Benvenuto

Núcleo de Educação Matemática

Tem como finalidade ensinar os conteúdos matemáticos por meio de atividades concretas e significativas para os alunos. As atividades envolvem jogos, manipulação de materiais concretos e atividades escritas que desafiam o raciocínio das crianças. O Núcleo busca resgatar o desejo de aprender e minimizar as dificuldades de aprendizagem da matemática.

Responsável pelo Núcleo - Cármen Cátia Lacerda Moreira Cassali

Núcleo de Leitura e Escrita

Objetiva trabalhar as dificuldades de aprendizagem na área da escrita e leitura, utilizando atividades pedagógicas que estimulará o desenvolvimento cognitivo, desta forma estará contribuindo para sanar as dificuldades de aprendizagem desta área do conhecimento.

Responsável pelo Núcleo - Alaíde de Miranda Santiago