UnirG realiza oficina sobre Dificuldades de Aprendizagem

11 de Abril de 2013

O Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Centro Universitário UnirG irá promover neste sábado, 13, uma oficina sobre Dificuldades de Aprendizado. Cerca de 40 pessoas entre acadêmicos e coordenadores do Programa, além de supervisores da rede pública de Gurupi vão participar do curso. A oficina será a partir das 14h, na sala 23, bloco I, do campus I da Instituição.

A palestra será abordada pela professora do curso de Pedagogia, Adriana Terra. Segundo ela, o objetivo da oficina e instrumentalizar os alunos sobre as dificuldades de aprendizado para que os participantes possam fazer as intervenções pedagógicas, com intuito de minimizá-las ou saná-las.

Os acadêmicos do Programa atuam nas escolas parceiras da rede pública, aplicando um instrumento para avaliação diagnóstica dos alunos das turmas de processo de alfabetização (1º, 2º e 3º anos) do ensino fundamental e alunos do 6º ao 8º ano. “A intenção é identificar se o nível de escolarização é compatível com os conteúdos curriculares direcionados a esses anos de escolaridade”, explicou a professora.

Adriana Terra disse ainda que as áreas de atuação que estão sendo pesquisadas são alfabetização da língua materna (Língua Portuguesa) e alfabetização matemática.

Durante a oficina os itens que serão explorados sobre ad Dificuldades de Aprendizagem são: Histórico, Legislação, Conceitos, Causas, Identificação e Intervenção Pedagógica.

Adriana Terra é professora do curso de Pedagogia da UnirG e Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional, pela Universidade de Taubaté (Unitau), em São Paulo.