Secretário Paulo Massuia visita a UnirG

14 de Março de 2013

O presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, recebeu ontem, 13, a visita do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Sedecti), Paulo Massuia. Além de conhecer o campus I da UnirG, o secretário passou também pelo Parque Agroindustrial da cidade e pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

O objetivo da visita em Gurupi foi para falar sobre a revitalização do Parque Agroindustrial e a implantação de uma incubadora de empresas na cidade.

massuia 1Massuia veio acompanhado do Diretor Executivo da Fundação Certi - Centro de Empreendedorismo Inovador, de Florianópolis(SC), Leandro Carioni, que irá assessorar a Sedecti para a implantação de um Parque Tecnológico em Palmas, e assim fomentar a criação de incubadoras de empresas no Tocantins.

De acordo com o secretário, a UnirG tem um quadro de professores mestres e doutores dedicados à pesquisa que ajudarão na implantação da incubadora na região. “As universidades são geradoras de inovação, tecnologia, geração de emprego e produtora de biotecnologia. Gurupi é uma região de agronegócios, há cursos voltados para a tecnologia, e firmar uma parceria com UnirG trará recursos para investirmos em laboratórios”, ressaltou o secretário. Além da UnirG, a UFT e a Unitins também são parceiras no projeto.

Massuia acrescentou ainda que, há uma verba de R$ 5 milhões disponível pelo governo federal para investir na geração de incubadoras de empresas, em diversas cidades do Tocantins. “Estamos em busca desse recurso. Temos vários espaços que podem ser aproveitados, não só para o ensino aprendizado como também investimentos para a administração dessas Instituições que dão qualidade ao ensino e geração de renda”, explicou.

Para o presidente da Fundação, Sávio Barbalho, a vinda do secretário é proveitosa e oportuna. “Esse contato é importante porque temos como prioridade a captação de recursos, tanto que a UnirG está realizando um workshop para os professores com essa finalidade, buscar parcerias para captar recursos”, falou.

O encontro ocorreu no campus I da UnirG. Estiveram presentes também o Prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, o Secretário Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente, Pedro Dias Correia, o Chefe de Gabinete da Instituição, Ronaldo Soares, a Diretoria Administrativa e Financeira, Danielle Mesquita e a Controladora Geral da UnirG, Rúbia Caetano Cardoso.

Certi

A Fundação Certi é uma organização de pesquisa, desenvolvimento e serviços tecnológicos especializados que proporciona soluções inovadoras para a iniciativa privada, governo e terceiro setor. É uma instituição independente e sem fins lucrativos. (*)

(*) Com informações do site http://www.certi.org.br/