Orquestra da Casa de Cultura homenageia Maestro Benvenuto

11 de Março de 2013

Na noite da última quinta-feira, 07, a Orquestra Jovem de Cordas, do Projeto Ciranda das Artes da Casa de Cultura da UnirG, prestou uma homenagem ao Maestro Othonio Benvenuto. A apresentação fez parte da programação de lançamento do livro Bravo, Maestro!, do jornalista e coordenador do curso de Comunicação social/Jornalismo da UnirG, Gil Correia.

Benvenuto foi o fundador da Casa de Cultura. “Foi uma noite impar, que pudemos prestar esta linda e justa homenagem ao fundador da Casa, através de jovens talentosos lapidados pelos professores do projeto”, disse a coordenadora da Casa de Cultura, Sheyla Carvalho.

A orquestra é regida pelo professor de música Jhonata Araújo, e tem como objetivo levar as escolas municipais de Gurupi e circunvizinhas, arte e educação às crianças e adolescentes, por meio do estudo de artes cênicas, visuais, dança e música/cordas, em situação de vulnerabilidade social e de aprendizagem. “A orquestra jovem de cordas foi nosso projeto piloto, e neste mês de março comemoramos um ano de existência”, disse a coordenadora.

O Ciranda das Artes é mantido pelas empresas: Construtora Asas, Madesil Casa & Construção, Madeireira São Judas Tadeu e Terra Forte Atacadista.

Bravo, Mestro!

A homenagem ao Maestro ocorreu no prédio da Associação dos Professores Universitários (Apug), e contou ainda com a apresentação dos cantores Chico Chocolate, Paulo Albuquerque e Luciano, do Sindicato dos Músicos.

A obra relata a história de vida de Othonio Benvenuto, músico e maestro, que inspira e ensina que a música, seja erudita ou popular, quando feita com paixão e vontade, pode melhorar os seres humanos e conduzí-los por um ambiente de superação, beleza e encanto. O livro conta ainda, sobre a trajetória do Maestro desde a sua saída do Nordeste até a chegada em Gurupi, em 2001.

Mesmo obrigado a abandonar a batuta por problemas de saúde, quando apresentou um AVC, nunca deixou de estimular músicos e de participar dos eventos culturais. Seu amor pela música continua inabalável.