Egressos de Jornalismo capacitam locutores de rádio comunitária em Aliança

08 de Março de 2013

Os jornalistas Deuzimar Carvalho e Júnior Foppa estarão em Aliança do Tocantins neste domingo, 10, para ministrar palestras de capacitação para os colaboradores da Radio Aliança FM 104,9. O Encontro será às 14h, no Salão Paroquial São João Batista.

foppadeuzimar okFoi na Rádio Aliança que os dois egressos de Comunicação Social/Jornalismo, do Centro Universitário UnirG, tiveram o primeiro contato na área de comunicação. Deusimar Batista que continua na emissora abordará Como falar no rádio. “Por meio da rádio tento intermediar e contribuir para que as camadas menos favorecidas da população tenham mais acesso a informação”, disse Carvalho.

Júnior Foppa falará sobre Origens e maneiras de se comunicar, Liberdade de expressão e Jornalismo Comunitário. “Será feita uma abordagem sobre o significado de comunicação, suas aplicações e a importância que tem para o ser humano. Hoje tudo gira em torno dela, sem comunicação a sociedade não seria organizada e estaria dentro do caos”, disse o jornalista.

“Sobre jornalismo comunitário quero mostrar as ferramentas que eles podem estar utilizando, e abrindo o leque de opções para a produção jornalística dentro da emissora. O jornalismo comunitário é aplicado em defesa da comunidade, cobrando soluções para problemas do município, fiscalizando as ações do Executivo e Legislativo, o jornalismo como fiscal”, destacou Foppa.

De acordo com o diretor de programação da Rádio, Edson Fonseca, o objetivo da capacitação é valorizar os profissionais locais e incentivar novos talentos. “O propósito é qualificar os 10 locutores que fazem parte do quadro da emissora e buscar novos interessados. Além de proporcionar a interação da Rádio com a comunidade, pois as palestras serão abertas para quem quiser participar”, disse Fonseca.

Os jornalistas

Foppa relata que o primeiro contato com humor foi no programa Microfonia, da Rádio Aliança, com os colegas Nelson Negão e Cleicivon Martins. Atualmente Foppa reestreou o programa Plágio, exibido aos sábados, às 13h15 no SBT de Gurupi e faz parte do projeto Tô na comédia, que se apresenta em todo o País, com Paulo Vieira e Bruno Barros.

Deuzimar Carvalho apresenta dois quadros na FM 104,9: Sertanejo, composto por músicas caipiras, sertanejo universitário e informativo e, Ponto de Encontro, em parceria com o Édson Fonseca, que tem como propósito valorizar os talentos do município, apresentar músicas de artistas locais e do Estado e, entrevistas com assuntos diversos de interesse da comunidade.