Estudantes de Jornalismo participam da primeira Aulona do semestre

05 de Março de 2013

Dando início as atividades do semestre, na noite de ontem, 04, o curso de Jornalismo da UnirG abriu suas atividades com a primeira Aulona do semestre. A abertura foi realizada com o professor e coordenador do curso de Letras, Alexandre Peixoto, que debateu sobre A importância da produção textual. O encontro foi realizado no campus II.

Entre os assuntos abordados foram discutidos sobre como redigir com clareza e coerência utilizando textos narrativos e descritivos, e, a coerência na análise textual com foco jornalístico.

“Foi falado sobre a coerência e produção jornalística em relação ao texto de jornal impresso. Quando um texto não tem coerência o jornal passa a ser desacreditado. Na ocasião, citamos alguns exemplos de casos incoerentes, através de fotos e debatemos a teoria para explicar cada um deles”, disse Alexandre Peixoto.

Para o acadêmico do terceiro período do curso, Felipe Ramos, o tema discutido foi proveitoso e necessário, já que o jornalista lida tempo todo com a Língua Portuguesa. “Sempre é muito bom aprender um pouco mais sobre português. Foi muito interessante visualizar, pelas explicações do professor, os casos que ele trouxe para nós de jornais de circulação nacional e local que muitas vezes não têm coerência em seus textos. As Aulonas são interessantes ainda para interagirmos com os demais colegas”, ressaltou o aluno.

De acordo com o coordenador do curso, Gil Correia, a intenção da Aulona é reunir professores e todos os acadêmicos do curso uma vez por mês durante todo o semestre, para abordar temas relacionados à comunicação.

“Essa atividade faz parte do nosso calendário e mensalmente são realizadas essa aula especial. Nosso objetivo é enriquecer o aprendizado do acadêmico discutindo temas variados. Nesta aula, aprofundamos sobre produção textual que às vezes, o estudante não tem oportunidade de ver todo o conteúdo apenas em sala de aula”, destacou Correia.