Presidente da UnirG visita presídio, em Cariri

27 de Fevereiro de 2013

Com intuito de regularizar o convênio firmado entre a UnirG e o Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã, em Cariri (TO), o  presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, esteve hoje, 27, visitando o presídio.

De acordo com Barbalho, além de a visita ser para legitimar a parceria entre as partes, o objetivo também do presidente foi para conhecer os trabalhos que a Instituição desenvolve no local e conferir o patrimônio da UnirG que está lotado no Centro de Reeducação. O chefe de gabinete da Fundação, Ronaldo Soares, também esteve presente.

O presidente afirmou que vários patrimônios da UnirG estão distribuídos em diversos locais da cidade. Além do Centro de Reeducação, os bens estão ainda no Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores de Gurupi (Ipasgu), Creches, Postos de Saúde do Município, Apae até Sistema de Penitenciário de Gurupi, entre outros.

Entre os patrimônios listados nesses órgãos estão desde cadeiras, mesas, balanças, aparelhos de ar condicionado até consultórios médicos e odontológicos completamente montados. A maioria dos convênios firmados com a UnirG não está regulamentado.

Uma auditoria está sendo realizada pela Instituição para fiscalizar todo o patrimônio. Foi enviado aos departamentos Termos de Entrega de Bens, para que os gestores se responsabilizem pelos bens. Os locais servem de estágios para os alunos praticarem o aprendizado.

“Foi solicitado para cada órgão a relação desses patrimônios para que possamos regularizar a situação com aqueles que pretendem continuar a parceria ou firmar um termo de comodato. Caso contrário os bens serão retomados para a Instituição”, afirmou Barbalho.

A convite do Diretor do Presídio, Daniel Barbosa da Silva, o presidente Sávio Barbalho esteve no Centro de Reeducação para averiguar de perto a situação do convênio.  Durante a visita, o diretor apresentou todos os dados patrimoniais da Instituição e percorreu os departamentos para mostrar o funcionamento da Unidade.

“A ideia não é criar obstáculos, mas não podemos continuar sem um contrato que tenha um vínculo jurídico, que gere responsabilidade ao órgão. E por outro lado, é necessário que nossos alunos se sintam seguros com os acordos que firmamos”, falou.

Para o diretor do presídio, a parceria deve permanecer já que os trabalhos desenvolvidos pelos alunos são essenciais para os reeducandos. “Gostaria que os serviços até fossem expandidos em mais especialidades, pois aqui é extremamente importante esses atendimentos. Temos muita carência na área da saúde que é necessária, principalmente devida nossas dificuldades”, declarou.

Entre os alunos da UnirG que já estagiaram no Centro de Reeducação estão dos cursos de Enfermagem, Pedagogia, Odontologia, Psicologia e visitas de campo dos estudantes de Direito.