Câmara de Vereadores aprova contratações de professores da UnirG

08 de Fevereiro de 2013

Na noite de ontem, 07, foi aprovado na Câmara de Vereadores de Gurupi o Projeto de Lei 07/2013, que regulamenta a recontratação de 195 professores para o Centro Universitário UnirG.

De acordo com o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, com a aprovação, dos 195 professores que fazem parte do quadro de contratos da Instituição, 178 docentes são recontratações, e os demais são novas contratações.

“Os novos contratos foram feitos em razão de pedidos de aposentadorias, em outros casos foram licenças médica e também teve alguns motivos de não haver renovações”, explicou o presidente.

Durante toda a manhã de ontem, Barbalho esteve com o tesoureiro da UnirG, Jádson Noleto, explicando para o presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização da Câmara, o vereador Drº Francisco Macedo, que convocou o presidente da Fundação para esclarecer se as contratações causariam impacto financeiro substancial na folha de pagamento da UnirG.

Na ocasião foi relatado que no segundo semestre de 2012, em especial no mês de dezembro, a Instituição possuía 187 professores contratados e o número de professores concursados totaliza 170 docentes. Já os servidores técnicos administrativos concursados, em dezembro somavam 379, e em janeiro são 374 professores. Com isso, gastava-se com a folha de pagamento dos comissionados o valor de R$ 394.610,26. Com as alterações para este ano, em razão das exonerações a folha foi reduzida para R$ 307.522,29, havendo economia de R$ 87.087,97.

“Demonstramos que o pedido não era de novos contratos e sim recontratações. Houve uma redução na folha também, devido alguns servidores do quadro administrativos terem se desligado da Instituição, por terem sido aprovados em concurso público, e tudo indica que esse número de aprovados ainda deve aumentar. Ganhamos credibilidade junto a Comissão, e com isso não tivemos nenhuma dificuldade para a provação da Lei”, complementou.

Sávio Barbalho ressaltou ainda que diante de tantas manifestações cobrando a contratação dos professores, poucos estiveram presentes na Câmara. “Infelizmente apenas dois professores estavam ontem na votação. Há uma necessidade de que haja uma participação conjunta de todos, do contrário será difícil a busca de saídas para a UnirG”, enfatizou.

Com a aprovação da Lei os professores serão em breve convocados pelo Departamento de Recursos Humanos da UnirG, para serem providenciadas as assinaturas dos contratos. Somente a partir de então, os pagamentos serão efetuados.

“Agradecemos a Câmara pela agilidade do processo e pelo empenho na aprovação da matéria. O Projeto ficou apenas um dia na Casa, e a resolução desse problema favoreceu toda a comunidade docente”, finalizou.