Educação Física realizou gincana na natureza

21 de Novembro de 2012

Competições e trilhas com obstáculos marcaram as atividades da gincana noturna, na chácara Dois Irmãos, em Gurupi. O evento foi uma ação do 4º Projeto de Vivências Corporais, dos acadêmicos do 7º período do curso de Educação Física do Centro Universitário UnirG.

1Os estudantes foram orientados pela professora MSc. Eliana Farencena, por meio da disciplina Oficinas Pedagógica II.

Cerca de 50 pessoas participaram do acampamento, com atividades como: caça ao tesouro, imagem e ação, concurso de dança e competições de pista fio (trilhas com obstáculos) com a participação do Corpo de Bombeiros.

Além da gincana, o projeto ofereceu duas palestras: “Relação das atividades físicas na natureza e saúde” e “Meio ambiente: impactos ambientais locais”, ministradas pelo professor MSc. Ricardo Yukio Asano e o analista ambiental e engenheiro florestal, Maurício Costa.

“A iniciativa de realizar o projeto com palestras e atividades físicas de aventura na natureza foi de muita valia e também oportuna. Com isso foi possível despertar o senso crítico dos acadêmicos a partir do entendimento que não basta realizarmos atividade física, mas também precisamos ser conscientes do ato de proteger e preservar o meio ambiente”, disse a professora Eliana Farencena.

A professora destaca ainda que, é por meio de atitudes e valores que é determinada a atuação do profissional de Educação Física na sociedade. “Cabe a nós valorizar e entender que existe na nossa área um leque de possibilidades, de práticas de atividades físicas e, entre elas estão às realizadas na natureza. Por isso precisamos estar atualizados e atentos às tendências que incorporam todo o âmbito de atividades de aventura em ambientes naturais”.

ed2edf