“Progresso de Gurupi é motivado por ensino superior” diz Jornal do Tocantins

21 de Novembro de 2012

A atuação do Centro Universitário UnirG foi destaque em matéria veiculada no Jornal do Tocantins, no dia do aniversário de Gurupi, 14 de novembro. O ensino superior é reconhecido como o motivo do progresso para a cidade.

Em entrevista ao jornal, a presidente da Fundação UnirG, Dulce Maria Pimenta Furlan, relata que o Centro Universitário mudou o destino de muitos jovens. “A UnirG tem uma importância muito grande no desenvolvimento da região, não só no aspecto financeiro da cidade, mas no desenvolvimento dos jovens. Temos auditores, promotores, juízes, procuradores do Estado e vários outros profissionais que foram formados aqui”, conforme afirmou na matéria.

O jornal publicou ainda relatos de profissionais que vieram de outros estados para estudar na UnirG, contribuindo assim para o progresso da cidade.

A assessoria de Comunicação da Instituição elaborou o gráfico evolutivo das inscrições dos vestibulares da UnirG. Conforme o demonstrativo, em 2009 houve cerca de 4670 inscritos. Esse número evoluiu nos anos seguintes, chegando a um aumento de mais de 50% em 2012, com 7098 inscritos, realizados nos dois processos seletivos.

Confira o gráfico com a evolução das inscrições por ano, aqui.

Histórico da UnirG

A Fundação Educacional de Gurupi (FEG) e Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Gurupi (Fafich - Gurupi) foram fundadas em 15 de fevereiro de 1985.

Os cursos de Direito e Pedagogia, foram os primeiros com 406 alunos em 1985. Já em 1992, a Fafich estava com quatro cursos em funcionamento. Em 1995, a faculdade ofertou os 18 primeiros cursos de pós-graduação lato sensu.

Em 1999 a IES contava com 1.157 alunos matriculados e 1.649 já diplomados. Em 18 de dezembro de 2003, a Instituição teve sua denominação alterada para Faculdade Unirg. No ano seguinte, 2004, houve a reestruturação do Estatuto da FEG que passou a se chamar UnirG e a ter nova estrutura administrativa. A Faculdade encontrava-se, com 13 cursos, 3980 alunos e 213 professores.

Em maio de 2008 a UnirG foi credenciada como Centro Universitário, o primeiro do Tocantins credenciado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE).

Em 2012 a UnirG foi recredenciada como Centro Universitário por mais cinco anos. Atualmente com quase 27 anos de existência a Instituição oferta 14 cursos divididos nas áreas de saúde, humanas, exatas e sociais, gerando emprego para aproximadamente 900 famílias, que atuam no quadro técnico administrativo e de professores.