Professor da UnirG debate Tecnologia da Informação em Workshop na capital

09 de Novembro de 2012

Augusto Rezende, mestre em Gestão em Desenvolvimento Regional e professor do Centro Universitário UnirG participou ontem, 08, de duas mesas redondas, no 1° Workshop do curso de mestrado em Modelagem Computacional de Sistemas da UFT, em Palmas.

Augusto RezendeA criação de um centro tecnológico em Palmas foi uma das discussões do evento, organizado pela coordenação de Ciência da Computação e o Mestrado em Modelagem Computacional da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

O professor participou das mesas redondas “Vocação de Tecnologia da Informação (TI) para o Tocantins” e “Mercado de Trabalho e Investimento”.

“No primeiro momento debatemos sobre as vocações de potenciais nessa área, que o Centro poderá incubar e, posteriormente, com os empresários de TI foram analisadas a viabilidade e a tecnologia local. Estão envolvidos o Governo do Estado, Prefeitura de Palmas e Instituições de Ensino Superior”, disse o professor. Ele destaca ainda que “na próxima etapa a ser agendada, serão aplicadas oficinas para grupos específicos”.

Estiveram presentes também o secretário de Planejamento e Modernização da Administração Pública Interino na Seplan/TO, Francisco Martins de Araújo Neto; o secretário estadual da Indústria e Comércio, Paulo Henrique Ferreira Massuia; o pesquisador da Ulbra, Fabiano Fagundes; o vice-presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação Software e Internet - Assespro, Roberto Mayer; o superintendente do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar), Sérgio Cavalcante; Leandro Carioni da Fundação CERTI, de Santa Catarina e representantes da UFT.

“O centro tecnológico será para Palmas, mas é importante que a UnirG participe por ser uma Instituição fornecedora de mão de obra e tecnologia”, frisou Rezende.

O workshop foi realizado nos últimos dias 7 e 8 e tratou ainda sobre mercado de trabalho, oportunidades de investimento, profissão e pesquisa de desenvolvimento tecnológico.