Mostra de Psicologia apresenta vivências e saberes da Polícia Militar

08 de Novembro de 2012

Na tarde de hoje, 08, foi realizada a I Mostra de valorização dos saberes militares, no auditório do 4º Batalhão da Polícia Militar, em Gurupi. O evento apresentou artigos científicos elaborados por policiais em trabalhos de conclusão de curso superior e também, relatos de experiências dos profissionais.

A abertura oficial contou com a participação da Banda da Polícia Militar. Estavam presentes o comandante do 4º Batalhão, Edivan de Jesus Silva, o tenente coronel Wilson de Carvalho, a coordenadora do curso de Psicologia Eliana Núbia Moreira, a professora capitã Tânia Lago e o professor e cabo José Carlos Ribeiro.

Na ocasião foi apresentado o vídeo “Saberes da experiência”, produzido pelo curso de Psicologia em parceria com o curso de Comunicação Social da Instituição. O documentário relata depoimentos de profissionais aposentados.

Logo apos foram apresentados os trabalhos científicos. O professor Msc. cabo José Carlos falou sobre o Perfil Acadêmico, cabo Lívian Inácio de Lima abordou “Concubinato adultério – uma visão constitucional”, o capitão Vicente Rodrigues da Silva falou sobre a “Síndrome da alienação parental” e o sargentou José Pontes de Sena apresentou “O estresse no grupo de operações especiais”.

Para a acadêmica Eliana Castro, da comissão organizadora, o propósito da Mostra é de valorizar os saberes científicos e as experiências vivenciadas pelos militares da corporação. “Esses homens contribuem diretamente para a segurança da comunidade e suas experiências precisam ser resgatadas, para que quando se aposentarem, antes de ir para a reserva deixem registrados seus relatos de vivências”, disse a estudante.

“Essa é uma grande oportunidade, pois no estágio as acadêmicas trazem informações preciosas para melhorar a rotina diária do Batalhão. A Mostra é um incentivo para que nossos profissionais busquem cada vez mais conhecimento e atualização”, afirmou o comandante do 4º Batalhão da PM, Edivan Silva.

A Mostra faz parte do projeto Qualidade de Vida, da disciplina de Estágio Ênfase A, desenvolvido no 4º Batalhão sob a supervisão da professora e capitã, Tânia Lago.