Conselheiros Federal e Regional participam da V Semana Farmacêutica da UnirG

23 de Outubro de 2012

Teve início ontem, 22, e segue até amanhã, 24, a V Semana Farmacêutica “Análises Clínicas” do Centro Universitário UnirG. A abertura oficial foi realizada à noite no Instituto Juarez Moreira, com a apresentação da palestra “O papel do CRF/TO e dos farmacêuticos – Boas práticas em Farmácia”, ministrada pela vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia do Tocantins (CRF/TO), Drª Marttha Ramos.

Entre os presentes estavam o Reitor, Alexandre Dias, o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcus Marcolino, o Conselheiro Federal de Farmácia do Tocantins, Drº Amilson Álvares, os coordenadores de curso, João Batista Chiacchio e de estágio Eliana Chiacchio, profissionais da área, professores e alunos do curso.

A abertura do evento foi dada pelo reitor que na ocasião disse que “encontros como esse são importantes para a troca de conhecimento entre alunos e professores, porque vêm pessoas de renome estadual e nacional para debater questões da profissão e mostrar suas pesquisas. Essas reflexões enriquecem ainda mais o curso e o futuro profissional”, disse Dias.

A estudante do 9º período, Miriam Almeida Teles, acrescentou ainda que o evento “além de dar oportunidade para conhecer outras questões que às vezes não são vistas sem sala de aula, serve para direcionar nossa escolha numa especialização. Eu participei de todos os outros encontros e foram muito úteis para meu aprendizado”, afirmou a aluna.

Palestra

A vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia do Tocantins, Dra Marttha Ramos, durante a palestra discorreu sobre as atribuições do órgão em fiscalizar as empresas, tendo também o papel de oferecer suporte para regulamentação da profissão para que a sociedade não seja submetida a falsos profissionais.

“O Conselho tem atualmente registrado 54 especialidades. Se o profissional tiver competência para trabalhar ele não fica sem emprego. Avançamos muito nos últimos anos, é obrigatório em todas as farmácias terem o profissional responsável no estabelecimento em período integral”, lembrou Marttha Ramos.

Ramos disse ainda que é de responsabilidade do CRF zelar pela garantia de que a atividade farmacêutica, no âmbito de sua jurisdição, seja exercida por profissionais legalmente habilitados e conscientes da importância do seu papel social.

“Orientamos os profissionais para terem muito cuidado ao acompanhar os passos da empresa. É o nome dele que está em risco, caso haja algum problema com o estabelecimento, já que é o responsável pelo local”, acrescentou a vice-presidente.

De acordo com o Conselheiro Federal de Farmácia do Tocantins, Drº Amilson Álvares, poucos estados não exigem o profissional no estabelecimento farmacêutico, melhorou muito a exigência nos últimos 10 anos. “Nosso papel como conselheiro é criar lei federal para cuidar da saúde da população prevenindo e protegendo toda a sociedade”, disse.

Em casos de municípios pequenos que tenham até duas farmácias e não tenha o profissional qualificado responsável, a legislação concede que possam funcionar como postos de medicamentos. “Existe uma lista de medicamentos liberada pela Anvisa que podem ser vendidos nesses tipos estabelecimentos sem o acompanhamento do farmacêutico”, declarou.

Evento

Na programação estão previstas mostra científica, palestras, mesas-redondas e minicursos. A Semana contará com palestrantes professores da UnirG e profissionais do Tocantins, Goiás e Minas Gerais que abordarão temas como: doenças tropicais com incidência no sul do Tocantins; farmácia comunitária; anorexia; o farmacêutico na indústria; gestão de qualidade; suplementos alimentares X anabolizantes, dentre outros.

Segundo a coordenadora de estágio, Eliana Maria Dias Chiachio, o objetivo da Semana é promover o conhecimento, a capacitação dos acadêmicos com abordagem de temas atuais, além de proporcionar a interação entre a comunidade acadêmica.

Hoje a Semana segue com mais eventos. Confira toda a programação aqui.