Festival de teatro encerra com sucesso de público

01 de Outubro de 2012

O 2º Encenart - Festival Nacional de Teatro de Gurupi fechou suas cortinas no ultimo domingo, 30, deixando no público, artistas e técnicos envolvidos o sentimento de saudade e de gostinho de “quero mais”.

encenart1Conforme o produtor teatral da Cia Sorria Meu Bem, Thomas Batista, o festival reuniu cerca de 10 mil pessoas. “A sensação é de missão cumprida, de promover em nossa cidade este encontro entre os grupos de teatro regionais e nacionais e  fazer com que a sociedade local, e não somente os artistas, passem a cobrar dos gestores públicos os seus direitos de ter arte e cultura”, disse.

Nestes últimos cinco dias, Gurupi foi sacudida com peças, oficinas e workshops que envolveram 12 grupos de teatro, mais de 60 artistas, gerando empregos diretos e indiretos e aquecendo a economia local.

Para a gestora da Casa de Cultura da UnirG, o Encenart amadurece a cada ano, formando sua identidade e precisa ser inserido no calendário de eventos culturais do Tocantins antes de alcançar o calendário de grandes festivais do Brasil.

“Nosso festival é um marco na promoção de grandes eventos no Tocantins que descentraliza as atividades culturais que acontecem com mais freqüência emorquestraencenart2 Palmas. O Encenart já é uma conquista muito importante para quem vive em Gurupi” afirmou Sheyla Carvalho.

O evento encerrou com três peças: Canção dos direitos da criança pela Cia a Barraca de Palmas, Bom Apetite e de Malas Prontas pela Cia. Pé e Vento de Santa Catarina.

Outro ponto marcante, foi a apresentação da Orquestra de Cordas Eruditas do Projeto Ciranda das Artes, realizado pela Casa de Cultura da UnirG e a Construtora Asas, sob a regência do maestro Jhonata Araújo que promoveu também o encontro dos pequenos músicos com o grupo social da Orquestra Pequenos Passos.

*Com informações da Casa de Cultura e da Cia Sorria Meu Bem.