Trabalho escravo será debatido em curso de extensão neste sábado

28 de Setembro de 2012

Amanhã, 29, a partir das 19h,o segundo encontro do curso de extensão interdisciplinar Cinema, Direitos Humanos e Bioética exibirá o filme brasileiro “Quanto vale ou é por quilo?”, no auditório da Associação dos Professores de Gurupi (Apug).

quanto-vale-ou-e-por-quilo-poster01Os debatedores do encontro serão os professores da Instituição, José Carlos de Freitas e Paulo Henrique Costa Mattos, coordenadores do projeto, que abordarão o trabalho escravo contemporâneo.

O objetivo do projeto é discutir os valores éticos presentes na Declaração Universal dos Direitos Humanos, com a exibiçãocinematográfica.

Participam acadêmicos, professores servidores da UnirG e de outras instituições de ensino superior de Gurupi. Neste semestre o curso contará com seis encontros que serão realizados até dezembro.

O curso já exibiu o filme “Nas terras do bem virá”, dirigido por Alexandre Rampazzo, com foco no mesmo assunto. Já o próximo encontro será em 20 de outubro, com o documentário de Marcelo Silva, “Raimunda, a quebradeira no Bico do Papagaio”. O tema do debate será “A terra como propriedade e direito”.

O filme

“Quanto vale ou é por quilo?” é um filme dirigido pelo paranaense Sérgio Bianchi. Foi inspirado na adaptação livre do conto “Pai contra mãe” de Machado de Assis. Desenha um painel de duas épocas aparentemente distintas, mas, semelhantes na manutenção de uma perversa dinâmica sócio-econômica, embalada pela corrupção impune, pela violência e pelas enormes diferenças sociais.

No século XVIII, época da escravidão explícita, os capitães do mato caçavam negros para vendê-los aos senhores de terra com um único objetivo: o lucro. Já nos dias atuais, o chamado Terceiro Setor explora a miséria, preenchendo a ausência do Estado em atividades assistenciais, que na verdade também são fontes de muito lucro.

O filme mostra que o tempo passa e nada muda. O Brasil é um país em permanente crise de valores.