Público infantil prestigia o 2º Encenart

28 de Setembro de 2012

Durante as apresentações da tarde desta quinta-feira, 27, no 2º Encenart – Festival de Teatro de Gurupi, foi possível perceber a curiosidade, alegria e fascínio nos rostos das crianças que prestigiaram o evento.

encenartinfantilAs risadas e gritos de aprovação ao espetáculo podiam ser ouvidos de longe. Para incentivar a apreciação pela arte e o desenvolvimento da linguagem, algumas escolas levaram seus alunos para o teatro.

“Temos um projeto político pedagógico em nossa escola que envolve atividades referentes à linguagem. Trazer nossos alunos ao Encenart foi ótimo porque eles tiveram oportunidade de se divertir com o teatro, que trabalha a linguagem tanto oral como corporal”, afirmou a diretora da Escola Estadual Hercília Carvalho da Silva, que compareceu com os alunos dos 3º e 4º anos do ensino fundamental.

A Cia Sorria Meu Bem apresentou a peça “Nem pão, só circo",  uma comédia circense que valoriza a figura do palhaço, suas performances, brincadeiras e leva o público a interação constante com a platéia. “Um dia de artista para a criança, com muitas brincadeiras sobre o mundo circense, fazendo com que o público entre em cena também”, disse o produtor teatral, Thomas Batista.

Conforme a coordenadora da Casa de Cultura da UnirG, Sheyla Carvalho, fazer teatro para o público infantil é fundamental para a formação sócio-cultural das crianças. “Estamos felizes com a receptividade ao evento. Os pequenos estão formando a platéia desde cedo, aprendendo a admirar a cultura do nosso país e isso nos dá muita satisfação”, disse Carvalho.

“Este festival é a nossa cara, acabamos de chegar de apresentações no Rio de Janeiro e estamos muito satisfeitos porque é a nossa primeira vez no Tocantins”, disse a atriz da Cia. goiana Novo Ato, Marília Ribeiro. Novo Ato foi fundada há mais de 10 anos e faz apresentações por todo o país.

Público adulto

Às 20h, foi apresentada para o público adulto, a comédia “Crônicas de Motel” de Hugo Zorzet, apresentada pela Novo Ato, comcronicas de motel interpretação dos atores Luiz Cláudio (personagens masculinos),Marília Ribeiro (femininos) e Ana Lu (a camareira).

“São golfadas de vida divididas em três atos. Dentre eles o quadro A Fantasia em que uma senhora recatada, é enfim seduzida por um homem, que após dez anos consegue finalmente encontrar-se com ela. Mas a senhora, num arrobo de fantasia freudiana quer ser apenas a mãe dele. Desdobrando-se daí uma série de situações cômicas”, frisou Marília.

As apresentações para o 2º Encenart seguem até este domingo, 30, no pátio do Centro Administrativo da UnirG. A entrada é gratuita.