Pedagogia ministra oficina em projeto aprovado pelo Ministério das Comunicações

21 de Setembro de 2012

No último dia 18, acadêmicas do 8º período de Pedagogia ministraram a oficina “O uso do Power Point”, para os bolsisitas do projeto “Incluir tecnologia e movimento na prática pedagógica dos professores do Centro de Ensino Integrado Rural João Tiago da Costa”, aprovado pelo Ministério das Comunicações.

A oficina foi ministrada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), campus de Gurupi, pelas estudantes Rhubia Aguiar, Maria Izabel Souza, Joseane Canedo, Iolanda Reges, supervisionadas pela professora Adriana Terra.

“A ação foi por meio da disciplina Tecnologia Educacional II, que visa adquirir o conhecimento sobre o uso didático das novas tecnologias no âmbito escolar. Foi um sucesso, os bolsistas se capacitaram e serão multiplicadores na escola rural”, disse a professora Adriana Terra.

O projeto é uma parceria entre a UnirG e o IFTO, envolvendo os cursos de Pedagogia e Jornalismo da Instituição e os cursos de Dança, Artes Cênicas, Artes Visuais, Tecnologia, Linguagem e Dificuldade do Aprendizado do IFTO.

Saiba mais sobre o projeto

A linha de trabalho é voltada para a juventude em comunidades rurais: Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) direcionada a educação no campo.

Serão capacitados 15 professores e serão atendidos 70 alunos e suas famílias, ambos do Centro de Ensino Integrado Rural João Tiago da Costa, localizado na comunidade Serrinha, do Trevo da Praia, há 80 km de Gurupi.

A duração dos trabalhos será de 16 meses com: 07 capacitações de professores; visitas mensais na escola para verificar como esta sendo aplicado o aprendizado; implantação de uma videoteca; seminário e mostra dos trabalhos; 07 oficinas didático-pedagógicas para o uso das novas tecnologias e 04 atividades de formação sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Dentre as metas da pesquisa destaca-se ainda, a realização de trabalhos científicos e documentários resultantes do levantamento da cultura local como festas religiosas, rituais e danças.

“O objetivo do trabalho é de melhorar a prática docente e contribuir para a qualidade do processo ensino aprendizagem, por meio da inclusão digital”, disse a professora do curso de Pedagogia, Edna Pinho, participante do projeto.

Dentre os benefícios que a comunidade escolar receberá destacam-se a qualificação dos recursos já existentes na escola e a inclusão de conexão a internet, melhorando, por exemplo, as ferramentas para trabalhar textos e vídeos pedagógicos.

Os parceiros da iniciativa são: UnirG, Diretório Acadêmico do curso superior de Artes Cênicas/IFTO, Promotoria da Infância e da Juventude do Tocantins; e as secretarias municipais de Saúde, Educação e Cultura.