EMC da UnirG comemora sucesso de parceria com Sebrae

04 de Setembro de 2012

Mais de 50% dos atendimentos realizados no Escritório Modelo de Contabilidade (EMC) da UnirG são para os empreendedores individuais. Este é o resultado de um ano da parceria entre o Sebrae e a UnirG, quando o EMC passou a atender os Empreendedores Individuais de Gurupi e região sul do Tocantins.

atendimentoDe agosto de 2011 a agosto deste ano, o EMC realizou 1.028 atendimentos, dentre os quais 535 foram para o empreendedor individual. O EMC é um órgão de extensão do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário UnirG, em funcionamento desde 2004.

“Estamos felizes porque a parceria trouxe muitos benefícios para os alunos na prática. Os atendimentos são realizados por 10 acadêmicos supervisionados por professores do Curso. Os estudantes são de todos os períodos e passaram por processo seletivo e capacitação”, disse a coordenadora de estágio de Ciências Contábeis, Rúbia Caetano Cardoso.

O Empreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário, faturando até R$ 60 mil por ano. “Temos o registro atual de cerca de 800 desses profissionais formalizados em Gurupi. São eles, pedreiros, encanadores, cabeleireiros dentre outros”, afirmou o gerente do Sebrae na região sul, José Carlos Arruda de Bessa.

Para o gerente do Sebrae o objetivo do Termo de Cooperação Técnica assinado com a UnirG foi de unir forças para o melhor atendimento da categoria. “Essa parceria deu certo e a pretensão é de renová-la em dezembro, pois ganham as duas instituições, tanto o Sebrae com a melhoria dos atendimento e a UnirG, com o melhor preparo e conhecimento para os futuros profissionais de Ciências Contábeis”, frisou Bessa.

Os serviços prestados aos empreendedores individuais são: orientação, formalização da inscrição e declaração de faturamento.

EMC

O EMC foi criado com o objetivo de oferecer aos acadêmicos, atividades pedagógicas de estágio curricular, extracurricular e de extensão. A intenção é proporcionar também conhecimento teórico e prático aos estudantes e, principalmente, oferecer a sociedade o retorno desse trabalho através dos serviços oferecidos.

O Escritório Modelo de Contabilidade realiza anualmente o projeto Feira de Impostos, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a carga tributária paga sobre os produtos básicos de consumo, e da necessidade de fiscalização da aplicação desses recursos na melhoria social.

O EMC está localizado no prédio do Centro Administrativo da Fundação UnirG, na avenida Pará, quadra 20, lote 01 nº 2432, Térreo - Bairro Engenheiro Waldir Lins II, Gurupi/ TO.