Comemorações do Dia do Educador Físico terminam nesta sexta-feira

31 de Agosto de 2012

Para encerrar a programação que comemora a semana de atividades realizadas para o Dia do Educador Física, 1º setembro, alunos professores e coordenadores do curso da UnirG se reuniram durante toda a manhã de hoje, 31, para debater sobre a “Formação profissional e o Mercado de Trabalho”. O evento ocorreu no auditório da Associação dos Professores Universitários de Gurupi (Apug).

As palestrantes foram às representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em Palmas, Marilza Aparecida de Oliveira e Kellen Cristina Pires Correia, e ainda a coordenadora do curso de Educação Física da Faculdade de Palmas (Fapal), Maria Denise Dourado.

A coordenadora de Educação Física da Semed, Marilza Aparecida de Oliveira, mostrou para os presentes os trabalhos que são desenvolvidos pelo Educador Físico na capital, as experiências que são realizadas pela Secretaria, além de relatar as dificuldades dos espaços ofertados para o profissional trabalhar com educação infantil.

Marilza Aparecida de Oliveira apresentou dois egressos da UnirG que atualmente fazem parte do quadro de servidores da Secretaria. “Quero convidar todos vocês para juntos, com comprometimento e criatividade, fazermos a diferença na Educação Física do nosso Estado”, falou.

Os principais campos de atuação do educador físico no Tocantins também foi um dos assuntos abordados pela outra palestrante, a professora Maria Denise Dourado. Tais como: as escolas, academias, clubes, escolas de iniciação esportiva, programas em parceira com a Secretaria de Saúde, na Secretaria de Esporte, Sesc, Sesi e Senai, recreação, lazer, ensino superior, entre outros.

“Seja na escola, no parque, no hospital, onde estiver um educador físico a formação pedagógica e científica têm que estar presente para qualificar essa atuação”, afirmou Dourado. Ao final da palestra, foi aberta as discussões para a mesa de debates.

Segundo a estudante do 3º período do curso, Aline Vieira, a atividade serviu para que ela pudesse reavaliar sua formação. “Quando estamos em sala de aula nossa visão ainda é muito limitada, e não temos noção do mercado de trabalho. A palestra me fez repensar em qual área quero realmente seguir”, disse.

Para a coordenadora do curso, Lucilene Gomes, as atividades realizadas durante a Semana serviram para valorizar o profissional. “A UnirG foi a pioneira no Tocantins em implantar o curso no Estado. Somos agente formadores, e a busca pelo conhecimento é essencial para firmar nossos alunos no mercado de trabalho”, finalizou.

Encerramento

Hoje, a partir das 16h, será o encerramento das comemorações no Parque Mutuca. Uma ação social comunitária, com a participação dos projetos de extensão do curso: Casa do Atleta, Paideia e Caminhar Saudável, será desenvolvida para a comunidade.

No Parque terão atividades físicas e recreativas, como ginástica aeróbica, aferir a Pressão Arterial (P.A), além de outras orientações.

A ação de comemoração foi realizada em parceria com o Sesc/Lazer e o Conselho Regional de Educação Física (CREF).