Acadêmicos de Odontologia realizam palestra em escola de Gurupi

29 de Agosto de 2012

“Dentição decídua e permanente” foi o tema da palestra ministrada por acadêmicos do 5º período de Odontologia do Centro Universitário UnirG. A ação foi realizada na tarde desta terça-feira, 28, no Instituto Presbiteriano Araguaia, em Gurupi.

Apresentação do pai 025Participaram do encontro, 90 crianças do 4º ano do ensino fundamental. O objetivo foi de mostrar a importância da dentição decídua (do nascimento até os 6 anos, conhecida por dentes de leite) e da dentição permanente.

“Foi abordada também a importância da higienização que permite manter os dentes decíduos sem cáries, porque eles conservam o espaço para os dentes permanentes. Se os decíduos caem muito cedo, os permanentes podem perder ou reduzir os seus espaços, causando mau espaço no posicionamento dos dentes”, afirmou a professora Vanessa Penoni, orientadora dos acadêmicos.

fotoodonto

Conforme o acadêmico Jonas Tavares dos Santos, a palestra tratou ainda da alimentação adequada, fraturas dentárias, restauração e primeiros socorros. “De maneira bem espontânea conseguimos atrair a atenção e até sorrisos dos alunos, além de esclarecer as dúvidas deles. Esse contato com a comunidade é fundamental e enriquecedora para a minha formação”, disse Jonas.

De acordo com a professora, a palestra foi solicitada pela diretoria da escola. “Os alunos estavam atentos e fizeram muitas perguntas. No final, foram feitos sorteios de escova e fio dental”, disse Penoni.