UnirG realiza palestra para alunos do CEM

24 de Agosto de 2012

Em comemoração ao seu 48º aniversário, o Centro de Ensino Médio de Gurupi (CEM) realizou na manhã de hoje, 24, diversas palestras com temas que são de interesse para os estudantes, voltados para saúde, educação, política, bullying, mercado de trabalho, entre outros. O CEM de Gurupi têm atualmente cerca de 850 alunos.

hera

Em cada sala de aula era apresentado um tema diferente. Entre eles: “Trânsito Seguro”, “Valorização dos Estudos”, “Gravidez na Adolescência”, “Drogas na Moda”, “Trabalho”, “Autoestimas”, “Política”, “Profissões e empregabilidade”, “Coleta Seletiva”, “Alimentação Saudável”.

O Assessor de Comunicação da UnirG, Heráclito Ney Suiter, ministrou sobre “Cursos que a UnirG oferece e as perspectivas no mercado de trabalho”. Sua intenção foi mostrar para os alunos as potencialidades do mercado de trabalho, orientar sobre a melhor escolha da profissão, além de apresentar os cursos que a UnirG oferece.

“Hoje a sociedade está sendo moldada no capitalismo, na busca apenas de uma profissão que lhe pareça rentável. Esses jovens devem saber que a realização profissional também pode lhes dar prazer e satisfação, e consequentemente, conquistar um bom salário”, afirmou.

Durante a palestra Suiter alertou os jovens para que suas escolhas profissionais não sejam embasadas apenas no retorno financeiro imediato. Destacou ainda algumas regras para a decisão profissional, como: não deixar que a influência da família dite sua escolha; o curso mais concorrido pode não ser o melhor para o aluno; fazer a escolha porque o amigo fez; pensar em se formar em mais de uma profissão; não fazer apenas o que está na “moda”; focar na qualidade de vida; ficar atento às armadilhas do mercado.

“Não importa se você será ou não tratado como doutor. Mude o foco, faça a diferença, seja em qual área escolher e o retorno financeiro virá”, acrescentou Suiter.

O assessor apresentou aos alunos todos os cursos que a UnirG oferece. Explicou a atuação de cada um deles e mostrou os laboratórios. No final, ele incentivou os alunos com a frase de John Ruskin. “A maior recompensa para o trabalho do homem não é o que se ganha, mas o que ele nos torna”.

A estudante do 1º ano, Byanca Carvalho de Souza, afirmou que a palestra a ajudou a ter mais cuidado no que deseja seguir. “Ainda estou indecisa e não sei ao certo qual curso devo fazer, mas percebi que realmente qualquer passo errado que eu der, possa ser uma decepção para o resto da minha vida”, disse.

Já o aluno do 3º ano, Gabriel Marcarenhas, disse que agora teve a certeza de que não fará um curso que agrade apenas a família. “Foi muito bacana ouvir tudo que foi dito aqui, porque meu pai quer que eu siga a carreira militar. Hoje tive a certeza de que o mais importante será eu cursar o que realmente me faça feliz”, falou.

Segundo o diretor, João Rosado Diniz Filho, em média o aluno do ensino médio do CEM sai da escola sem perspectivas de fazer um curso superior. “O objetivo da escola é direcioná-lo na escolha da profissão para que eles conheçam o mercado de trabalho. Porque será que apenas 10% dos nossos alunos hoje querem ser professores? Sabemos que a educação é o caminho e precisamos mostrar que ser professor também pode ser gratificante”, avaliou.

Diniz disse ainda que o intuito da comemoração é de resgatar a valorização do aluno enfatizando as conquistas e as metas para o futuro deles. “A UnirG é nossa parceira em vários projetos e hoje não poderia ser diferente, ela também estar presente aqui comemorando conosco esse momento”, ressaltou o diretor.