Professora da UnirG apresenta pesquisa em São Paulo

23 de Agosto de 2012

Com o tema “Sistema de saúde, redes comunitárias e o desafio de fazer prevenção”, serão realizados entre os dias 28 a 31 de agosto, em São Paulo (SP), o IX Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids, o II Congresso Brasileiro de Prevenção das Hepatites Virais, o VI Fórum Latino-americano e do Caribe em HIV/Aids e DST e o V Fórum Comunitário.

A professora Janaina Mota do curso de Enfermagem da UnirG apresentará no evento o trabalho “Estratégias da Unidade Básica de Saúde da Família Waldir Lins em Gurupi-TO, nas ações preventivas do Câncer Cérvico – Uterino, HIV/Aids, Hepatites Virais e DST”.

De acordjanainao com a professora, diversos estudos demonstram o aumento e a permanência do câncer cérvico uterino bem como HIV/AIDS, hepatites virais e DST em mulheres. Na maioria das vezes as doenças ocorrem por falta de orientação, oportunidade e disponibilidade para as mulheres se cuidarem impedindo que elas usufruam dos serviços fornecidos pela atenção básica.

Com base nessas informações, desde 2009, foi implantado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do setor Waldir Lins,em Gurupi, um novo sistema de atendimento às mulheres moradoras do bairro. “Anualmente são realizadas campanhas noturnas de prevenção à saúde da mulher. Essas campanhas ocorrem em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, em março, das 18h às 23h na própria Unidade, em parceria com todos os funcionários, agentes comunitários de saúde, Secretaria Municipal de Saúde e Coordenação do Programa DST/HIV/AIDS”, disse Mota.

Para atrair as moradoras são realizadas várias atividades, dentre elas: cortes de cabelo, massagens terapêuticas, limpezas de pele, consultas médicas e odontológicas, coletas citopatológicas, teste rápido HIV/AIDS, distribuição de brindes e palestras relacionadas à saúde da mulher.

“Através dessa ação pudemos observar a grande procura das mulheres pelos serviços. O mais gratificante é ver a felicidade delas ao serem valorizadas, acolhidas e atendidas em suas necessidades. Muitas trabalham e não têm tempo para irem às Unidades durante o dia”, disse.

Durante esses quatro anos de campanha houve uma diminuição de agravos relacionados à Saúde da Mulher. “Foi constatada a diminuição devida a baixa procura delas as Unidades para o tratamento, além dos exames que não deram nenhuma alteração”, afirmou.

“Estou lisonjeada em apresentar esse trabalho num Congresso Nacional, ainda mais por ser o único aprovado no Tocantins. Fico feliz em poder levar o nome de Gurupi e valorizar o nosso Estado, pois me formei na UnirG e tenho muito orgulho de estar a representando”, finalizou a professora.

Congresso

O ano de 2012 assinala uma nova etapa no histórico dos congressos brasileiros de prevenção das DST/Aids. Após incorporar, em 2010, as hepatites virais na forma de um congresso paralelo e específico sobre o tema, o congresso se engrandece com fóruns específicos para debater as questões em DST/Aids da América Latina e do Caribe e as ações promovidas no âmbito comunitário.

A realização desses quatro eventos constitui desafio e ao mesmo tempo oportunidade de diálogo entre tantos atores envolvidos na prevenção das DST/Aids e hepatites virais. A oportunidade maior está dada pela possibilidade de fortalecimento regional, dialogando perspectivas e prioridades de ação que fazem pensar a prevenção das DST/Aids e das hepatites virais em todo o continente latino-americano.(*)

*Com informações do site www.sistemas.aids.gov.br/congressoprevencao/2012