Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
16 de Setembro de 2025
Na manhã desta terça-feira, 16, os servidores da Unidade de Pronto Atendimento – UPA/24H, gerida pela Fundação UnirG, promoveram uma ação de sensibilização sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, em alusão ao Setembro Amarelo. Neste ano, o tema da campanha é “Conversar pode mudar vidas”.
Acadêmicos de Enfermagem da Universidade de Gurupi – UnirG, coordenados pela professora e preceptora Pollyana Gama, também participaram da atividade, orientando os pacientes sobre a prevenção ao adoecimento mental.
O coordenador-geral da UPA/24H, Rhoger Gomes, destacou a relevância do tema. Segundo ele, doenças mentais têm afetado não apenas a população em geral, mas também os profissionais de saúde. “Queremos sensibilizar as pessoas para que busquem ajuda nas unidades de saúde e aprendam a ouvir quem precisa falar. Este é um mês de alerta, mas é um trabalho que deve ser contínuo”, afirmou.
A psicóloga do Caps I, Patrícia Alana Oliveira, alertou para a necessidade de identificar precocemente os sinais de sofrimento mental. “O Setembro Amarelo dá visibilidade ao tema, mas precisamos trabalhar a prevenção o ano todo. É fundamental capacitar profissionais de todas as unidades para identificar os sinais e orientar pacientes e colegas”, explicou.
Representando a Secretaria Municipal de Saúde, a chefe de gabinete, Adriele Camargo, ressaltou que Gurupi registrou uma redução de mais de 30% nos casos de suicídio nos últimos anos. Para ela, a parceria entre as unidades de saúde é essencial para fortalecer os cuidados preventivos.
A chefe de gabinete da presidência da Fundação UnirG, Tatiane Coelho, lembrou que a Instituição, além de formar profissionais de saúde, também se preocupa com o bem-estar de seus colaboradores. “Os profissionais da UPA lidam diariamente com situações de pressão, por isso é essencial oferecer apoio. Os indicadores mostram que, graças ao trabalho conjunto entre a Prefeitura e a UnirG, os números têm melhorado em Gurupi”, concluiu.
Na ocasião foi servido o coffee break aos presentes, além da entrega de bombons com mensagens motivacionais de apoio ao cuidado da saúde mental a todos os participantes.
(Fotos: Haylma Jayne - Ascom)