Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
30 de Junho de 2025
Dando continuidade à programação do encontro promovido pela Associação Docente da Universidade Federal de Goiás - Adufg-Sindicato, um grupo de professores da Universidade de Gurupi - UnirG reuniu-se com representantes do Estado de Goiás para apresentar o Centro de Desenvolvimento Regional - CDR Sul/Tocantins. O encontro ocorreu na última sexta-feira, 27, na sede do Sindicato dos Professores do Estado de Goiás - SIMPRO, em Goiânia (GO).
Estiveram presentes professores da Universidade Federal de Goiás - UFG, o coordenador do Instituto Inova & Desenvolve Brasil, professor Fábio Tokarski, Honorio Rocha, além de autoridades políticas, como a presidente estadual do PCdoB, professora Euzilene Nobre, e a vereadora de Minaçu (GO), Ana Lúcia Quintino, entre outros.
Na ocasião, a coordenadora do CDR Sul/Tocantins e professora da UnirG, Ma. Adriana Terra, expôs a dinâmica de funcionamento do Centro, destacando as características dos 26 projetos atualmente em fase de implementação.
"A missão institucional representou um importante avanço nas articulações interestaduais e internacionais da Rede CDR, contribuindo para a consolidação da Rede Deser: CDRs como estratégia de Desenvolvimento Regional com base em Ciência, Tecnologia e Inovação. Nós, da coordenação interinstitucional, agradecemos o apoio da gestão da UnirG e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins", ressaltou Adriana Terra.
Para o vice-reitor da UnirG, Me. Paulo Henrique Mattos, os professores envolvidos no CDR demonstraram que a iniciativa representa uma política pública essencial para o desenvolvimento regional do Tocantins e o fortalecimento das instituições públicas de ensino superior.
“O CDR Sul é um dos seis centros em funcionamento no país, articulando três Instituições de Ensino Superior em busca da captação de recursos públicos para a elaboração de projetos e pesquisas. Esse trabalho impacta diretamente no desenvolvimento local, transformando a realidade social e a qualidade de vida de homens e mulheres do campo”, destacou Mattos.
O intercâmbio entre professores do Tocantins e de Goiás, representantes políticos goianos e dirigentes acadêmicos de instituições públicas “pode contribuir de forma decisiva para a criação de novos CDR’s e para que pesquisas acadêmicas com soluções práticas alcancem os segmentos sociais mais empobrecidos”, completou o vice-reitor.
Ao final da reunião, ficou definido que o CDR Sul continuará articulando novos encontros como este.
Também participaram da reunião representantes das instituições que integram o CDR Sul/Tocantins, como Rodrigo Fifelis (UFT), Cleverson Martins (IFTO), Otacílio da Silveira, Juliano Magalhães e Vitor Vilas Boas, além de Ana Felícia (Unitins).