Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.

INSCREVA-SE
NO VESTIBULAR
🇺🇸 🇪🇸 🇫🇷 🇩🇪 🇮🇹

Rádio UnirG

UnirG – Universidade de Gurupi
UnirG – Universidade de Gurupi UnirG – Universidade de Gurupi

Professores da UnirG discutem cooperação internacional com representante da China


27 de Junho de 2025



 

China quer ampliar cooperação com universidades brasileiras, aponta ministro em evento com UnirG

 

Um grupo de professores da Universidade de Gurupi - UnirG participa de um encontro promovido pela Associação Docente da Universidade Federal de Goiás - Adufg-Sindicato. O evento iniciou ontem, 26, e segue hoje, 27, na sede do Adufg-Sindicato, em Goiânia (GO), reunindo representantes de Instituições de Ensino Superior de Goiás e Tocantins, além de autoridades.

Os professores da UnirG assistiram à palestra A China e as Relações Internacionais Brasil-China, organizada pelo Instituto Inova & Desenvolve Brasil. O destaque foi a participação do ministro conselheiro da Embaixada da China no Brasil, Jia Chen.

Representaram a UnirG o vice-reitor, Me. Paulo Henrique Mattos; o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, PhD Walmirton D’Alessandro; a coordenadora do Centro de Desenvolvimento Regional - CDR/Sul Tocantins, Ma. Adriana Terra; a coordenadora da Incubadora de Empresas Inovo, Ma. Alessandra Martins e a professora Cláudia Cavanelli.

Durante a palestra, Jia Chen destacou que a China está redesenhando os rumos do desenvolvimento global, com foco na cooperação internacional em áreas estratégicas como ciência, tecnologia, saúde, educação e meio ambiente. O ministro lembrou que o país é o principal parceiro comercial do Brasil, respondendo por 31% das exportações nacionais, e reforçou o interesse em ampliar colaborações com instituições acadêmicas brasileiras.

Na parte da tarde, o coordenador do Instituto Inova & Desenvolve Brasil e professor da UFG, Fábio Tokarski, promoveu uma reunião reservada entre o ministro e os pesquisadores presentes. Na ocasião, o vice-reitor da UnirG, Paulo Henrique Mattos, apresentou ao diplomata o trabalho do CDR.

“A UnirG atualmente é uma das universidades públicas do Tocantins com grande potencial em pesquisa, especialmente, nas áreas de bioinsumos, inovação, tecnológica e meio ambiente. Estamos fortalecendo nossa política de relações internacionais e buscamos estabelecer convênios com instituições chinesas”, destacou Mattos.

A coordenadora do CDR, avaliou o encontro como muito produtivo. Segundo ela, o ministro deu orientações práticas para fortalecer futuras parcerias entre a UnirG e universidades chinesas.

“Foi uma oportunidade de aproximar nosso ecossistema de inovação dessas possibilidades de intercâmbio internacional. Nossa expectativa é ampliar a atuação do CDR em municípios interessados e avançar em ações conjuntas com a China”, afirmou Adriana Terra.

Ainda durante o evento, a equipe da UnirG apresentou a metodologia do CDR a um grupo de professores, reitores, parlamentares, representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Vereadores de Minaçu (GO), demonstraram interesse em implantar o modelo no município.

Além da UnirG, participaram do encontro representantes da Universidade Federal de Goiás - UFG, Pontifícia Universidade Católica – PUC/GO, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Universidade Federal de Catalão - UFCAT, Universidade Federal de Jataí - UFJ, Centro Universitário Araguaia - UniAraguaia, Universidade Estadual de Goiás - UEG, Instituto Federal de Goiás – IFG, Instituto Federal do Tocantins – IFTO/Gurupi.

Autoridades estaduais, acadêmicos, empresários da Federação das Indústrias do Estado de Goiás - FIEG, ambientalistas, trabalhadores rurais ligados à Federação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar do Estado de Goiás - Fetaeg e representantes dos ministérios do Trabalho e Emprego - MTE e da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI também participaram do evento.

 

(Fotos: arquivo pessoal)






UnirG
Prefeitura

Nossas Redes Sociais