Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
30 de Outubro de 2025
Integrantes do projeto de extensão Desafios da Proteção de Direitos Humanos na Era Digital – Crimes Cibernéticos da Universidade de Gurupi – UnirG participaram, na manhã de hoje, 30, de um bate-papo na Rádio UnirG FM 95,9. A conversa teve como objetivo esclarecer dúvidas sobre os crimes virtuais mais recorrentes e orientar a população sobre como se proteger no ambiente digital.
De acordo com a professora e preceptora da disciplina de Atividades Integradoras II, do curso de Direito, Cynthia Carreira, o objetivo do projeto é investigar e sensibilizar a comunidade sobre os desafios e oportunidades que surgem para os direitos humanos no contexto digital — promovendo a reflexão sobre tecnologia.
Para a acadêmica do 2º período do curso de Direito, Isadora Fatias Barbosa, “o assunto é importante por conta da escassez de conhecimento. Visamos promover não só a conscientização do uso da internet e das
ferramentas digitais, como também espalhar conhecimento e estimular as pessoas a desenvolverem um senso crítico. Muita gente não conhece as leis que os protegem”, destacou.
Durante as atividades os principais desafios encontrados foram a falta de interesse por parte da população, o difícil acesso à informação e consequentemente à justiça, que algumas pessoas enfrentam.
Sobre desmistificar a impunidade, Isadora destacou que, diante da constante evolução tecnológica, “é fundamental manter-se informado, agir com responsabilidade e compreender que o ambiente digital é uma extensão do mundo real, com as mesmas garantias e direitos” finalizou.
Thais Lira - Ascom/UnirG
