Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
28 de Outubro de 2025
A Universidade de Gurupi – UnirG, em parceria com o Núcleo de Hemoterapia de Gurupi (Hemoto), está realizando o cadastro de voluntários para doação de medula óssea. O ponto de atendimento funciona na sala do Atendee, no campus II, das 7h30 às 11h e das 19h30 às 22h, até amanhã, 29. A ação integra uma das provas sociais da 44ª edição do Cidadão Universitário da UnirG.
Para se cadastrar como doador de medula óssea, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde e não apresentar doenças infecciosas ou incapacitantes.
De acordo com a psicóloga do Atendee, Janaína Scherer, a iniciativa reforça o compromisso da comunidade acadêmica com a solidariedade e a responsabilidade social.
“A sociedade precisa compreender que doar medula ou sangue é um ato de doar vida. Você está oferecendo uma nova chance a alguém. Embora muitos acreditem que a doação de medula envolva a retirada de um pedaço do corpo, não é assim, é apenas a extração de um líquido”, explicou.
A enfermeira responsável pela captação de doadores do Hemoto, Renata Souza, destacou o cenário atual da unidade. “O Hemonúcleo de Gurupi vem enfrentando momentos críticos de baixa nas doações de sangue e também necessita ampliar o número de cadastros de doadores de medula. Por isso, ações como esta são tão importantes”, ressaltou.
A acadêmica do 3º período de Medicina, Débora Penha, também reforçou o papel dos estudantes e da
população nessa causa. “Essas campanhas de sensibilização são fundamentais. Muitas vezes, um simples cadastro pode significar a diferença entre a vida e a morte para alguém que está esperando um transplante”, afirmou.
O cadastro como doador de medula óssea permanece ativo até o voluntário completar 60 anos. O contato pode ocorrer após alguns meses, anos, ou até mesmo nunca acontecer, o que significa que não foi identificada compatibilidade genética com pacientes em tratamento.
Mais informações sobre o processo de doação estão disponíveis no site do Registro Nacional de Doadores de
Medula Óssea (REDOME): https://redome.inca.gov.br
Thaís Lira – Ascom/UnirG

