Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
09 de Setembro de 2025
A coordenadora do Centro de Desenvolvimento Regional - CDR Sul/Tocantins e professora da Universidade de Gurupi – UnirG, Ma. Adriana Terra, apresentou o CDR/Sul no Amazontech 2025 – Inovação e Sustentabilidade nos Negócios da Amazônia. O evento ocorreu na última semana, em Boa Vista - RR.
Na oportunidade o CDR/Sul foi mostrado para as regiões Norte e Nordeste como ferramenta de desenvolvimento cientifico e tecnológico, que promove o desenvolvimento do Tocantins. A iniciativa é realizada entre a Fundação de Amparo à Pesquisa, por meio do Governo do Estado, e o Sebrae/TO.
O Amazontech 2025 é um dos maiores encontros de inovação, sustentabilidade e desenvolvimento socioeconômico da Amazônia. O evento reúne empresas, pesquisadores, líderes comunitários, empreendedores e autoridades locais e internacionais.
Conforme a coordenadora, a ideia foi de apresentar o Centro para que outros estados conheçam a ferramenta que está modelada como Rede de Desenvolvimento Regional do Tocantins - Rede Deser, com os financiamentos das pesquisas promovidos via Fapt/TO.
A Rede Deser é um programa do Governo do Tocantins que busca promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população, por meio da articulação entre instituições de ensino superior e de ciência e tecnologia. A iniciativa envolve as comunidades locais no financiamento de projetos inovadores para as diversas regiões tocantinenses.
“A estrutura do evento é de investimento de alto impacto na tecnologia, com programas consolidados e também, têm uma vertente no foco da regionalização. Valorizam tudo o que é da região, como artesanato das comunidades originárias e tradicionais”, disse Adriana Terra.
A coordenadora relatou ainda que “já têm alguns representantes de estados com expectativas de visitar e conhecer essa metodologia da Rede Deser, financiada pelo governo do Tocantins para os CDRs, porque os nossos resultados interessaram a eles. É muito bom saber que o que temos feito pode ser aplicado em outras localidades, com adaptações de cada estado. Isso consolida o nosso modelo”
A coordenadora conheceu e manterá contato, com o programa Horizonte Europa, que é um fundo europeu para financiar uma diversidade de programas relacionados à ciência tecnologia.
Sobre o evento
O Amanzontech é promovido pelo Sebrae/RR em parceria com Embrapa, Universidade Federal de Roraima - UFRR, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima - FAPERR e os Sebrae's da Amazônia Legal.
Durante o evento, foram abordados temas estratégicos como: bioeconomia, tecnologia verde, inovação digital e soluções sustentáveis que valorizam a riqueza natural e cultural da Amazônia.