Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.

INSCREVA-SE
NO VESTIBULAR
🇺🇸 🇪🇸 🇫🇷 🇩🇪 🇮🇹

Rádio UnirG

UnirG – Universidade de Gurupi
UnirG – Universidade de Gurupi UnirG – Universidade de Gurupi

Minicurso sobre Desenvolvimento de Cosméticos à Base de Plantas reúne acadêmicos da UnirG e profissionais da área


14 de Abril de 2025



Na tarde do último sábado, 12, o Laboratório Unidade de Apoio à Pesquisa em Produtos Naturais - UAP/UnirG sediou o minicurso de “Desenvolvimento de Cosméticos à Base de Plantas”, uma iniciativa conjunta da Liga de Dermatofuncional e Estética - LADE e do próprio Laboratório de Produtos Naturais – UAP/UnirG.

O evento, que uniu teoria e prática em um formato dinâmico, reuniu acadêmicos Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, além do curso de Direito da Universidade de Gurupi – UnirG. Profissionais da área da saúde e estética também participaram, fortalecendo assim a ponte entre ensino, pesquisa e atuação profissional.

Com o objetivo de compreender os princípios básicos da cosmética natural, além de explorar as normas da ANVISA (RDCs) e as boas práticas de fabricação, o minicurso também buscou desenvolver habilidades práticas na formulação e produção de cosméticos naturais.

A formação foi ministrada pela doutora em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Drª Tayná Barreto, que conduziu os participantes por temas fundamentais como: O que são os cosméticos naturais?, Plantas e cosméticos e Desenvolvimento do cosmético na prática. Como parte da experiência, os participantes puderam levar para casa amostras dos produtos desenvolvidos durante o curso, aprofundando ainda mais a vivência prática dos conteúdos apresentados.

Segundo o orientador da LADE, professor Agrinazio Silva, o minicurso representa um importante avanço no aprofundamento técnico da estética e fisioterapia dermatofuncional. A cosmetologia é uma subespecialidade da fisioterapia dermatofuncional ainda pouco explorada por muitos profissionais e estudantes. Eventos como este ampliam a compreensão sobre os princípios ativos presentes nas plantas e seu uso na formulação de cosméticos, o que favorece uma prescrição mais assertiva e fundamentada. Trata-se de um passo importante para a valorização científica e profissional dentro da área dermatofuncional”, ressaltou o professor.

A presidente da LADE, Ingrid Resende Araújo, reforçou o impacto do evento na formação dos ligantes e na integração prática com os conteúdos acadêmicos. Reforçou que essa é uma oportunidade que fortalece a Liga e prepara os estudantes para desafios reais da profissão.

“Acredito que esse tipo de curso é essencial para a nossa formação. Desenvolver cosméticos à base de plantas une teoria e prática de maneira acessível, inovadora e sustentável. Valorizamos o conhecimento tradicional e natural, e ainda temos a chance de aplicar isso em laboratório, o que amplia nossas habilidades e abre novas possibilidades de atuação profissional”, completou a estudante de Medicina.

A realização do minicurso também evidencia a importância do papel da universidade como agente mobilizador de pessoas e saberes, reunindo acadêmicos e profissionais para impulsionar a pesquisa aplicada ao desenvolvimento regional, especialmente, na área de cosméticos naturais. A utilização de plantas do Cerrado não apenas estimula o uso sustentável da biodiversidade local, como também contribui para a criação de tecnologias limpas e a valorização da cultura fitoterápica brasileira.

A pesquisadora do UAP, Drª Miréia Bezerra, destacou o papel estratégico do laboratório no desenvolvimento científico e na valorização da biodiversidade do Cerrado. “O Laboratório cumpre uma função essencial ao integrar ensino, pesquisa e extensão. Estruturado com apoio de agências de fomento como FINEP, FAPT e CNPq e localizado no Ambulatório de Saúde Comunitária da UnirG, o Laboratório UAP possibilita uma cadeia completa de pesquisa com plantas medicinais, desde o cultivo no horto medicinal, coleta e preparo das amostras, até a análise farmacológica, microbiológica e o desenvolvimento de produtos finais”, destacou.

A professora acrescentou ainda que, “atualmente são quatro projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em andamento, além de outras atividades que promovem o conhecimento regional e reforçam o compromisso com a sustentabilidade e a inovação”, destacou a pesquisadora.

Com iniciativas como esta, a UnirG reafirma o compromisso com a formação de profissionais inovadores, conscientes e preparados para atuar em um mercado cada vez mais voltado à saúde, bem-estar e sustentabilidade.

 

(Fotos: Yashianathá Pereira Brito - estudante de Direito)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 






UnirG
Prefeitura

Nossas Redes Sociais