Acadêmica de Medicina realiza intercâmbio no México

04 de Agosto de 2022

A acadêmica Geovana Lima, estudante do 9º período de Medicina na Universidade de Gurupi – UnirG, participou de intercâmbio em pesquisa, em Monterrey, Nueva León, no México. A atividade ocorreu durante o mês de junho, no Hospital da Universidade Autônoma de Nueva León (UANL).

A acadêmica foi orientada pelo professor Dr. C. Mario César Salinas Carmona, da UANL e realizou o projeto “Medicina molecular: Replicação competente à vetor de Adenovírus para Câncer”, no departamento de Imunologia.

Intercâmbios assim vem fomentar a política de internacionalização implantada recentemente na UnirG. Segundo a professora Lucivania Barcelos, membro da Comissão de Internacionalização da UnirG, “a mobilidade acadêmica nas universidades apresenta-se como uma ferramenta para a internacionalização do ensino superior, promovendo a inserção do estudante universitário em diferentes contextos culturais e educacionais, agregando tanto novos conhecimentos teóricos como habilidades sociais e linguísticas”.

Barcelos destaca ainda que, “para a UnirG, além da divulgação e promoção da Instituição, o intercâmbio de pesquisa, como o realizado pela Geovana, gera novos conhecimentos que fomentam a pesquisa no âmbito internacional  o que, certamente, contribui para avanço da pesquisa também aqui no Brasil”, frisou.

De acordo com o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UnirG, Dr. Fábio Pegoraro, o processo de internacionalização é fundamental para que a UnirG se consolide como uma Universidade de qualidade. "Dessa forma novas parcerias podem ser firmadas, viabilizando projetos nas áreas do Ensino, Pesquisa e Extensão. Por meio da internacionalizações, as ações da UnirG podem torna-se conhecidas pelas outras Instituições, o que também é de grande importância", disse Pegoraro.

Aprovada na seleção da Denem

A acadêmica Geovana participou por meio de aprovação no processo seletivo para intercâmbios de estágios internacionais do ciclo 2022/2023, realizado pela Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (Denem).

O edital ocorreu para três modalidades de intercâmbio: Standing Committee on Professional Exchange (SCOPE), PHEx - Standing Committe on Public Health (SCOPH), e Standing Committee on Research Exchange (SCORE).

O SCOPE, o SCOPH, e o SCORE são, respectivamente, intercâmbios de prática médica, saúde pública e pesquisa médica, promovidos pela International Federation of Medical Students’ Associations (IFMSA), com pelo menos 126 países/regiões e suas 141 NMOs, sendo a DENEM a NMO full member brasileira.