Mostra ‘Povo Javaé” reuniu artigos científicos e exposição da cultura indígena

17 de Abril de 2024

Comemorações voltadas para os povos tradicionais são realizadas pela Universidade de Gurupi – UnirG, em homenagem ao Dia dos Povos Indígenas - 19 de abril. Nesta quarta-feira,17, ocorreu a Mostra Cultural e Científica Povo Indígena Javaé, no campus Jacinto Nunes da Silva.

A Mostra Científica apresentou mais de 15 pesquisas expostas em pôsteres, produzidos por indígenas das aldeias Kanoano e Boa Esperança, da Ilha do Bananal, professores, acadêmicos e parceiros do Observatório de Povos Tradicionais do Tocantins (OPTTINS).

“Os trabalhos científicos oferecem uma perspectiva intercultural e cada pesquisa revela a riqueza de conhecimento acumulado por essas comunidades. O nosso propósito foi de homenagear a cultura, tradição, ancestralidade, conquistas e lutas da resistência indígena e do povo Javaé”, afirmou a coordenadora do OPPTINS, a professora da UnirG Dra Marcilene Araujo.

Um dos trabalhos expostos foi “Etnodesenvolvimento entre os povos indígenas”, da estudante do 5º período de Pedagogia, Joana Fernandes Castro, com contribuição da estudante do 6º, DireitoEmilly Santos e orientação dos professores Valterlan Teixeira Araujo e Marcilene Araujo.

“Em uma das visitas que fizemos em duas aldeias na Ilha do Bananal, aplicamos alguns testes básicos para estudantes do ensino fundamental e médio e observamos que existe uma certa dificuldade no desenvolvimento da aprendizagem. Após colher os dados, analisamos os resultados para avaliar quais as metodologias poderíamos sugerir aos professores indígenas, no intuito de facilitar as aulas nas aldeias”, destacou a estudante Joana Castro.

A acadêmica do 3º período de Medicina, Yana Camargo, é bolsista em outra pesquisa desenvolvida pelo Observatório “Tecendo Saberes para a Promoção da Educação em Saúde Intercultural e Desenvolvimento Sustentável em Comunidades Indígenas e Rurais”. Ela relata que, “além da importância acadêmica de se realizar pesquisas, existe a importância como uma futura profissional da Saúde, principalmente com relação aos aprendizados e experiências vivenciados junto às populações tradicional e rural. O que fomenta a contribuição para desenvolvimento sustentável dessas comunidades, reconhecendo a interconexão entre educação, saúde e qualidade de vida”.

A Mostra foi organizada pelo Observatório de Povos Tradicionais do Tocantins (OPTTINS).

*Com a colaboração de Nathália Costa (acadêmica de Jornalismo da UnirG)

Fotos: Nathália Costa e Luciene Marques